Assistência Social e Direitos Humanos

21/07/2014

Alunos do Gente Eficiente visitarão Zoológico em São Paulo

Programa oferece cursos e atividades esportivas, culturais e de lazer

Alunos do Gente Eficiente visitarão Zoológico em São Paulo

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Programa Gente Eficiente, desenvolvido pela Superintendência de Eventos e Integração da Prefeitura de Resende, vai levar 138 alunos para um passeio no Zoológico de São Paulo nesta terça-feira, dia 22 de julho. Eles sairão do polo do programa, no Parque Tobogã, localizado na Vila Julieta, às 7 horas.

- O zoológico de São Paulo possui uma imensa diversidade de animais. Os alunos farão a visita acompanhados por um guia que falará sobre as particularidades de cada espécie, proporcionando um passeio agradável e aumentando os conhecimentos dos participantes - explicou a coordenadora do Gente Eficiente, Zuleica de Souza Florentino da Silva.

O Gente Eficiente atende, atualmente, a 215 alunos com idade que variam de três a 67 anos, já que ele não possui limite de idade. Zuleica destaca que o passeio foi aberto para todos os interessados e só não irão aqueles que não quiseram ou não tiveram autorização dos pais.

O programa foi implementado em Resende em 2010 com o objetivo de integrar os deficientes e incluí-los na sociedade. Através dele, são oferecidos cursos como o de marcenaria, oficinas e música, festas e passeios, além de atividades esportivas e de AVB (Atividade de Vida Diária), que tenta dar maior autonomia aos alunos, promovendo caminhadas e idas aos supermercados e outros estabelecimentos, onde eles aprendem a fazer compras.

Além disso, o programa tem com uma equipe multidisciplinar, responsável pela realização das atividades e pelo acompanhamento dos deficientes, que recebem atendimento psicológico e psicopedagógico.

Palavras chaves: INCLUSÃO