16/08/2019
ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE RESENDE PARTICIPAM DO PROJETO “O ALMOÇO MÁGICO”
Programa busca incentivar hábitos saudáveis por meio de contação de história
Crédito: Arquivo PMR
Alunos da rede pública municipal de ensino de Resende participam até a próxima quarta-feira, dia 21, do projeto de educação alimentar “O Almoço Mágico”. O programa – desenvolvido pela empresa licitada pela Prefeitura de Resende, para a alimentação escolar do Município – consiste na contação de história para alunos entre quatro meses e cinco anos de idade. A ação está sendo realizada a partir de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desde segunda-feira, dia 12. Serão contemplados aproximadamente 2,6 mil estudantes da rede.
Até esta sexta-feira, dia 16, nos períodos da manhã e da tarde, foram beneficiadas turmas de 12 unidades: Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil) Parque das Águas, Julieta Botelho e Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio; e Escolas Municipais Dona Mariúcha, Doutor Jorge Miguel Jayme, Algodão Doce, Abrahão Hermano Ribenboim, Bernarda Brandão, Educação Pré-escolar Bairro Alambari, Governador Roberto Silveira, Alberto Ferraz e Augusto de Carvalho. Ainda serão atendidas oito unidades de ensino: Escolas Municipais Sagrado Coração, Maria Dulce Freire Chaves (Ciep 059), Augusto de Carvalho (Ciep 489), Marieta Salles Cunha, Professor Carlinhos, Clotilde de Souza Ferreira, Maria de Assis Barboza e Jardim das Acácias.
A secretária de Educação, Rosa Frech, destacou que o projeto agrega o conhecimento de valores de alimentação saudável às crianças que estão em fase de crescimento, lembrando que a ação envolve toda a comunidade escolar.
— O projeto é muito bem-vindo no contexto escolar, visando criar estímulos para que as crianças entendam a importância da alimentação saudável, ingerindo verduras e legumes, que fazem parte do cardápio nutritivo. No início do governo, buscamos reformular a merenda escolar com um cardápio mais nutritivo. O tema abordado com a contação de história faz jus à Lei Federal nº 13.666/2018, que inclui educação alimentar e nutricional entre os assuntos transversais, que devem ser abordados tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. Abraçamos o projeto idealizado pela empresa, pois é uma maneira lúdica de chamar a atenção da criançada para hábitos mais saudáveis – reforçou.
O PROJETO
Com o objetivo de conscientizar as crianças em relação à alimentação saudável, a contação de história é feita utilizando fantoches, diversos elementos cênicos e muita música cantada ao vivo. A contadora de histórias narra sobre a amizade de duas amigas, a Fadinha e a Bruxinha. O enredo retrata uma amizade divertida e forte entre as personagens, mesmo com suas diferenças. A relação fraterna resulta em mudança de comportamento e hábitos alimentares.
A intenção é fazer um alerta aos estudantes sobre uma vida mais saudável a partir de uma boa alimentação com o consumo de verduras e legumes, evitando a ingestão de alimentos com excesso de gordura e açúcar. O projeto ainda serve como conteúdo para que as unidades de ensino estejam adequadas à exigência da inclusão da educação alimentar e nutricional no currículo escolar.
Em uma ação que une responsabilidade aos serviços de alimentação escolar, a empresa, há mais de 35 anos no mercado, elabora projetos seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal, que oferece alimentação escolar e ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. A equipe profissional atua com a finalidade de garantir a qualidade nutricional e higiênico-sanitária das refeições, inclusive, no atendimento especializado aos alunos com restrições alimentares.
Palavras chaves: Almoço Mágico