EDUCAR

04/12/2015

Alunos com necessidades especiais recebem carteiras adaptadas

Formato das mesas garante encaixe das cadeiras de rodas

Alunos com necessidades especiais recebem carteiras adaptadas

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Pensando na inclusão de alunos cadeirantes, a Prefeitura adquiriu recentemente carteiras adaptadas. Elas foram distribuídas nas escolas com o objetivo de melhorar a adaptação dos alunos que estão incluídos nas escolas regulares da rede municipal. Ao todo são 10 estudantes.

As mesas têm espaços (cesta) para que os estudantes possam guardar o material escolar e um sistema de regulagem na lateral para adaptá-las de acordo com o tamanho de cada criança.

O seu formato tem um recorte para garantir o encaixe das cadeiras de rodas. Com isso, os professores conseguem melhorar a postura dos alunos em sala de aula na hora do aprendizado.

- Há tempo estamos planejando esse investimento. A quantidade atende todos os alunos cadeirantes que temos na rede. Novas aquisições somente se futuramente a demanda aumentar – ressalta o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.

Entre as unidades contempladas estão as Escolas Municipais Esther Politi (Fazenda da Barra I), Algodão Doce (Cidade Alegria), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Sagrado Coração (Lavapés), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) e Centro Municipal de Educação Infantil Julieta Botelho (Vila Julieta).

Nos últimos anos, a Prefeitura investiu também em estrutura nas escolas para atender a Educação Especial. Hoje funcionam 34 Salas de Recursos com serviços no horário regular e no contraturno das aulas, voltados para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Nesses espaços os professores especializados identificam as necessidades educacionais dos alunos e definem procedimentos didáticos e pedagógicos diferenciados. Os professores auxiliam ainda no ensino regular, dando suporte, prestando orientações e participando de planejamentos.

A Prefeitura criou ainda o Centro Municipal de Atendimento ao Autista, com base em demandas apresentadas pela Associação de Pais e Amigos do Autista de Resende (AMAR). Ele oferece serviços com uma equipe multidisciplinar de profissionais formada por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, professores de educação especial, entre outros.

Palavras chaves: INCLUSÃO