21/05/2009

Adolescentes auxiliam estudantes portadores de necessidades especiais

Auxiliar de creche: outro programa social implantado este mês pela Prefeitura

Adolescentes auxiliam estudantes portadores de necessidades especiais

Por meio da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), a Prefeitura lançou neste mês mais dois projetos de inclusão social para jovens e adolescentes do Município. Um deles é o Programa Assistente Mirim, através do qual 65 adolescentes estão auxiliando alunos portadores de necessidades especiais, durante o horário de aula, em 25 das 53 unidades de ensino da Prefeitura. Por sua vez, o Programa Auxiliar de Creche, outro projeto implantado este mês pela Fundação CONFIAR, vem beneficiando as 13 creches da cidade - o programa é formado por 63 adolescentes.

Segundo o presidente da Fundação, Luís Rômulo Salloto, os selecionados para mais estes dois programas sociais da Prefeitura têm de 15 a 17 anos de idade e receberam recentemente um treinamento especial para desenvolverem as suas atividades. No caso dos assistentes mirins, eles auxiliam os estudantes portadores de deficiência visual ou física quando houver a necessidade de deslocamento destes alunos da sala de aula para o refeitório e o banheiro, entre outras ações de ajuda.

Quanto às auxiliares de creche, além de ajudarem os profissionais da unidade a cuidar das crianças, “elas também têm, através da participação no projeto, uma oportunidade de se prepararem para o mercado de trabalho”. Os integrantes dos programas sociais coordenados pelo CONFIAR recebem um auxílio mensal no valor de R$ 100,00, vale-transporte e alimentação. Um dos requisitos para fazer parte dos programas é estar matriculado em alguma escola de rede pública e comprovar a freqüência aos estudos. Os adolescentes deverão ainda pertencer a famílias com renda mensal de, no máximo, dois salários mínimos.

- Com a realização destes dois programas, o governo municipal oferece um auxílio importante aos estudantes portadores de necessidades especiais e às crianças matriculadas nas creches da Prefeitura. Por outro lado, os adolescentes selecionados para estes projetos são beneficiados também com perspectivas de futuro – disse Rômulo, reconhecendo “o grande alcance social proporcionado pelos dois programas”.

Atualmente, mais de 200 adolescentes são atendidos pelos programas sociais da Fundação CONFIAR, lançados ou retomados este ano pela administração do prefeito José Rechuan (DEM). A oficina de Carpintaria e Marcenaria, por exemplo, conta com 20 alunos. Já a de Jardinagem e Paisagismo tem 53 estudantes matriculados. Os próximos projetos a serem lançados pela Prefeitura na área da infância e adolescência serão os de Serigrafia e Informática. A implantação dos dois programas está prevista para os próximos meses.

Palavras chaves: CONFIAR