Resende

16° Min25º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

29/07/2009

A pedido do governador, Rechuan discursa no Palácio Guanabara

Prefeito fala em nome de municípios do Estado

A pedido do governador, Rechuan discursa no Palácio Guanabara

Crédito: Carlos Magno - Governo do Estado

        O prefeito José Rechuan (DEM) - foto, anunciou a construção de um aterro sanitário regional em Resende, que vai atender a cidade e outros quatro municípios vizinhos, três deles no Estado do Rio de Janeiro (Quatis, Porto Real e Itatiaia) e o outro no Estado de Minas Gerais (Bocaina de Minas). O anúncio foi feito por Rechuan durante uma cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, dia 28, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. A cerimônia destacou o lançamento do projeto do Governo do Estado denominado Pacto pelo Saneamento e contou com a presença do governador Sérgio Cabral (PMDB). Por solicitação do governador, o prefeito de Resende falou em nome dos cerca de 20 prefeitos presentes à solenidade.

        Em seu pronunciamento no Palácio Guanabara, Rechuan destacou a importância da construção de aterros sanitários regionais para a melhoria da qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente. O prefeito de Resende citou ainda uma indicação legislativa do deputado estadual Pedro Fernandes (DEM) ao governador Sérgio Cabral, através da qual o parlamentar pede a criação de um fundo estadual com recursos para a manutenção dos aterros sanitários.

        Pela proposta do deputado, os recursos deste fundo seriam utilizados para cobrir os pagamentos dos municípios consorciados que, por um motivo ou outro, não pudessem arcar com suas cotas em um ou mais meses. Neste caso, o montante repassado aos municípios deverá ser descontado dos seus respectivos valores nas transferências do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

        Segundo Rechuan, o aterro sanitário regional de Resende ficará na região de Bulhões. O projeto da obra entra agora na fase elaboração e logo após a conclusão desta etapa, o Governo do Estado anunciará a data de início da construção. A cerimônia realizada nesta terça-feira, no Palácio Guanabara, teve ainda a participação do vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão (PMDB) e da secretária do Ambiente do Estado, Marilene Ramos, entre outros secretários de Estado e autoridades públicas.

        Além da unidade de Resende, a proposta do Governo do Estado é construir mais quatro aterros regionais, sendo três deles na Região dos Lagos, no Norte Fluminense e na área formada pelos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (um em cada). No total, cerca de dois milhões de pessoas deverão ser beneficiadas em todo o território fluminense pelos aterros sanitários regionais.

        - Esta iniciativa da administração do governador Sérgio Cabral se constitui em mais um avanço de grande alcance social. Entre outros benefícios, a proposta estabelece condições para o fim dos lixões, caminho de fundamental importância no sentido de reforçar as ações voltadas à preservação do meio ambiente. No caso de Resende, o fato de a cidade sediar um aterro sanitário fortalece ainda mais o papel da nossa cidade no cenário regional e estadual, além de tornar realidade outro passo decisivo na busca do desenvolvimento integrado entre os municípios da Região das Agulhas Negras – disse Rechuan, depois da cerimônia.

       

 

 

Palavras chaves: ATERRO SANITÁRIO EM RESENDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados