Resende

° Minº Max

Selo prevenção do site

Montanhismo - Serrinha do Alambari

A APA da Serrinha está situada na cidade de Resende e compreende as localidades da Serrinha e Capelinha. Esta região é admirada por sua paisagem montanhosa, belas cachoeiras e poços de águas frias e cristalinas. Em razão da sua excelente condição de preservação, a Serrinha tem forte vocação para o ecoturismo e o turismo de aventura.

Assim como Visconde de Mauá, as trilhas da Serrinha são, em sua maioria, para acesso aos poços e cachoeiras. Vale destacar o Circuito do Poço do Céu, onde o visitante tem acesso a quatro poços (Poço do Céu, Poço do Dinossauro, Poço Turmalina e Poço da Laje). Outro local para conhecer é o Camping Clube do Brasil.

Trilhas da Região

CIRCUITO POÇO DO CÉU

O complexo de Cachoeiras do Poço do Céu é composto por quatro lindos poços, a saber: Poço do Céu, Poço Dinossauro, Poço Turmalina e Poço da Laje. Os poços estão situados no Rio Santo Antônio, em propriedade particular, situada a cerca 2,5 km acima do Camping Clube do Brasil. A estrada para chegar à propriedade não é muito boa. O local possui estacionamento e um pequeno centro de visitantes com recepção e banheiros. A trilha de acesso aos poços é curta, mas bem sinalizada, possuindo corrimões e degraus nos trechos mais íngremes e escorregadios. É cobrada taxa de visitação.

FICHA TÉCNICA: 

Município: Resende
Início: Centro de Visitantes do Poço do Céu
Término: Estacionamento
Extensão: 1840 metros (circuito completo)
Percurso: 50 minutos (circuito completo)
Trilha: Autoguiada
Dificuldade: Leve
Exposição ao risco: Pequeno
Orientação: Fácil
Exposição ao Sol: Baixa

TRILHA DO TATU

A Trilha do Tatu é utilizada pelos moradores e visitantes para fazer a ligação entre a Estrada do Camping e a dos Artesãos. Durante o seu pequeno trajeto é possível ver aves e vegetação típica da Mata Atlântica. No percurso, o caminhante irá atravessar um córrego, uma pequena nascente e o rio Pombo. Aproximadamente no meio da trilha tem uma passagem sobre pedras que deve ser feita com muito cuidado.

FICHA TÉCNICA: 

Município: Resende
Início: Estrada do Top Clube
Término: Estrada para o camping
Extensão: 490 metros (ida)
Percurso: 15 minutos (ida)
Trilha: Autoguiada
Dificuldade: Leve
Exposição ao risco: Pequeno
Orientação: Fácil
Exposição ao Sol: Baixa