- Comece a observar aves comuns no local. Atente-se para as suas cores. Faça um desenho apontando as cores mais chamativas e pesquise para confirmar se o observado por você corresponde ao relatado por outros observadores.
- Memorize os sons produzidos pelas aves, isso ajuda muito na identificação. Treine ouvindo previamente gravações já realizadas e depois saia para conferir se aprendeu de fato a vocalização da espécie.
- Permaneça em silêncio sempre que possível. Assim você pode concentrar sua atenção nas espécies, sem se dispersar com outros elementos do ambiente.
- Se já existe um levantamento das espécies que incide na área onde você vai observar, estude-a antes de ir a campo. Assim, você estará melhor treinado para identificar a ave quando ela aparecer.
- Vá a campo nos melhores horários de observação. Lembre-se que as aves levantam ao amanhecer do dia e recolhem-se antes do pôr-do-sol.
- Evite a proximidade excessiva. As aves também possuem tolerância de distância. Se você violar o seu território, ela pode se defender. Além disso, há doenças que podem ser transmitidas, se você entrar em contato direto com elas.
- Não saia para observar sozinho. Convide sempre alguém para lhe fazer companhia e reforçar a segurança. Avise sempre onde você está indo, com quem e quando pretende voltar.
- Não ofereça alimentação às aves para elas se aproximarem de você. Desta forma, elas podem se tornar vítimas de outras pessoas mal intencionadas que podem se aproveitar para capturá-las.
- Use roupas confortáveis, discretas, que protegem e não chamem a atenção. As aves enxergam melhor que nós e distinguem cores de uma forma única. Portanto, harmonize-se visualmente com o ambiente.
- Seja persistente e determinado. No início, a observação é trabalhosa e exige dedicação, como qualquer atividade. Atente sempre para o processo de aprendizagem que ela proporciona e esqueça os resultados imediatos.