Resende

15° Min32º Max

Selo prevenção do site

Áreas de Observação

Lagoa da Turfeira

A unidade de conservação Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Lagoa da Turfeira (REVISTUR) foi criada em 2016 no município de Resende. O REVISTUR tem área total de 269 hectares, onde aproximadamente 70 hectares constituem o espelho d’água da Lagoa da Turfeira. Apesar de suas limitações reduzidas, possui importância ecológica e histórica bastante relevante. Dentre as características está a avifauna. No levantamento realizado em 2013, foram registradas mais de 170 espécies, algumas ameaçadas como o Tricolino, que é a ave símbolo da unidade.

Endereço: Rodovia Presidente Dutra, km 298 – Polo Industrial.
Quantidade de espécies avistadas no local: 190

Parque das Águas

Localizada no coração da cidade, esta área de lazer é um convite a uma vida mais saudável. Com cerca de 50 mil metros quadrados, o Parque conta com pista para caminhada, academia ao ar livre, área para a prática de slackline, pista de skate, quadra de areia e lago com peixes ornamentais. Situada às margens do Rio Paraíba, de onde se tem uma bela vista da Serra da Mantiqueira, o parque também dispõe de parques infantis, fontes de água mineral e muito verde, com árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, palmeiras e pequenos jardins.

Endereço: Avenida Rita Ferreira da Rocha, s/n – Jardim Jalisco
Quantidade de espécies avistadas no local: 56

Parque Paraíso

Conhecido como antigo Horto, o Parque Paraíso é, ao mesmo tempo, um local de descanso para quem quer simplesmente aproveitar a beleza da paisagem, como também, um ponto onde moradores podem praticar diversos esportes ao ar livre. Para isso, o local conta com pista de caminhada, academia da terceira idade, quadra de areia, quadra poliesportiva coberta e uma pista de skate. Em 2009, o parque recebeu da Câmara Municipal, através da Lei n° 4504, o nome de Horto Municipal Antônio Marques Cunha.

Endereço: Rua Coronel Abílio Godói, 302 – Paraíso
Quantidade de espécies avistadas no local: 29

Parque Zumbi

O Parque Zumbi, localizado no Centro, foi inaugurado em 2001, em homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares. Em 2020, a Prefeitura de Resende iniciou uma grande reforma e revitalização da área. Atualmente, o Parque Zumbi conta com quadra de areia, dois quiosques de jogos, dois parquinhos infantis, duas academias da terceira idade, rampa de skate, pista de caminhada, campo de futebol e uma roda para capoeira, em uma ampla área às margens do Rio Paraíba do Sul. O Parque transformou-se em mais uma excelente opção para o esporte e lazer da população resendense.

Endereço: Avenida Kennedy, 750 – Centro
Quantidade de espécies avistadas no local: 56

Planalto do Itatiaia - PNI

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia (primeiro parque do Brasil, criado em 1937) abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no Estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, no Estado de Minas Gerais onde fica aproximadamente 60% de seu território. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2791 metros, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras. Esta unidade de conservação está dividida em duas partes, a saber: parte baixa e parte alta, também conhecida como Planalto do Itatiaia.

No Planalto do Itatiaia (parte alta) encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam duas bacias principais: a do Rio Grande, afluente do Rio Paraná, e a do Rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

Distâncias do Planalto do Itatiaia: Garganta do Registro (Resende) – 14 km; Engenheiro Passos (Resende) – 37 km; Centro Urbano (Resende) – 68 km
Quantidade de espécies avistadas na localidade: 42

Serrinha do Alambari

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serrinha do Alambari está situada no município de Resende, RJ, na encosta leste do Parque Nacional do Itatiaia, Serra da Mantiqueira, a oeste da estrada para Visconde de Mauá (RJ-163). Ela abrange as comunidades de Serrinha e Capelinha, protegendo a parte alta das microbacias dos rios Alambari e Pirapetinga. Está localizada na Região das Agulhas Negras e é admirada por sua paisagem montanhosa e belas cachoeiras de águas frias e cristalinas, além de ser considerada uma importante Estância Climática do estado do Rio de Janeiro.

Com espaço territorial entre as cotas de 700 e 2300 m de altitude, a APA da Serrinha é protegida por um Plano Diretor específico. Esta localidade conta com excelente condição de preservação de seu ecossistema, fortalecendo sua vocação para o Ecoturismo, Turismo de Aventura e a prática de esportes ao ar livre.

Distâncias da Serrinha: Penedo (Itatiaia) – 5 km; Capelinha (Resende) – 6 km; Centro Urbano (Resende) – 14 km; Visconde de Mauá (Resende) – 22 km.
Quantidade de espécies avistadas na localidade: 248

Visconde de Mauá

A Vila de Mauá é a porta de entrada do turista que visita a região de Visconde de Mauá. Esta região é formada por pequenas vilas, sempre com uma igrejinha na praça central e simpáticas casas. De manhã, acorda-se com suaves melodias entoadas pelos pássaros.

Toda a região forma um santuário ecológico e oferece muitas opções de passeios. A Pedra Selada, com seus 1755 metros de altitude, é um desafio ao preparo físico. As caminhadas por trilhas nos colocam em contato com a beleza e encanto da mata.

O Rio Preto e seus afluentes que descem das montanhas formam belas cachoeiras e poços para banho, como a Cachoeira do Araçá, Prainha, Usininha e outras. No Verão, quando o volume das águas é maior, os mais corajosos podem praticar bóia cross (descida de bóia) nos rios da região.

Distâncias de Visconde de Mauá: Serrinha (Resende) – 22 km; Capelinha (Resende) – 16 km; Vargem Grande – 33,5 km; Bagagem – 23,5 km; Jacuba (Resende) – 31 km; Centro Urbano (Resende) – 36 km
Quantidade de espécies avistadas na localidade: 227

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados