A localidade de Capelinha é um ponto obrigatório de passagem para quem vai para a região de Visconde de Mauá. Situada a 20 km do centro urbano de Resende, é uma área típica de pecuária leiteira, com a peculiaridade de ser muito frequentada por ciclistas e praticantes de voo livre, especialmente os pilotos de parapente.
História:
No passado, a Capelinha foi pouso das tropas que vinham do Sul de Minas Gerais para Resende trazendo suas mercadorias para vender na cidade. A história da Capelinha do Pirapetinga se confunde com a trajetória de um verdadeiro clã, constituído pelas famílias Menandro, Lopes Salgado e Whately. Elias Birbeire conta em seu livro “Capelinha de todos os tempos”, de 1992, que seus avós vieram da região de Conservatória e chegaram na Capelinha por volta de 1887, um pouco antes da instalação da primeira tentativa de colonização do vale do Rio Preto - iniciada em 1889 e que, no final de 1890, foi dada como fracassada. Segundo Elias, os seus antepassados “escolheram a Capelinha por considerarem o local um ponto estratégico: a última etapa do caminho em direção a Mauá, antes da subida da serra”. Até hoje existe uma placa que diz “Capelinha - parada quase obrigatória”.
Entre 1908 e 1916, houve uma segunda tentativa de colonização no Rio Preto, com a criação do Núcleo Colonial Visconde de Mauá e a vinda de imigrantes alemães e suíços para trabalharem na produção de alimentos. Nesta época, a Capelinha alcançou um grande desenvolvimento, porém, com o fracasso da empreitada no alto da serra e suspensão de todo o apoio oficial, os imigrantes, que insistiram em permanecer no local, dedicaram-se ao turismo.
Distâncias da Capelinha: Serrinha (Resende, RJ) - 6 km; Penedo (Itatiaia, RJ) - 11 km; Vargem Grande (Resende, RJ) - 13 km; Visconde de Mauá (Resende, RJ) - 16 km; centro de Resende - 20 km (Hospital - 22 km, Aeroporto - 23 km).
ATRATIVOS DA CAPELINHA
Igreja Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Em 1876, era entregue ao culto público, a Capela de Nossa Senhora da Conceição
Aparecida do Pirapitinga, na base da serra. O Padre Serpa, foi quem batizou a Capela.
Em 1914, houve uma festa para inaugurar uma igreja maior. Em 1938, houve uma nova
reforma. Na época, o Padre José Sandrup é quem realizava as missas. Por volta de
1950 é que a igreja ficou de forma que está nos dias de hoje.
Pesque & Pague Capelinha
Um belo local, onde a família tem acesso ao pesqueiro, área de lazer com piscina e
sauna, chalés, restaurante com comida mineira e vista privilegiada.
Pesque & Pague Recanto do Tambaqui
Pesque e pague, bar e restaurante, localizado ao pé Serra da Mantiqueira. Um lugar
perfeito para passar o dia e recarregar as energias.
Rancho Capelinha
Oferece passeios a cavalo nas trilhas encantadas da Capelinha. Faça uma completa
imersão na natureza e atravesse rios, vales, chegue ao cume de montanhas e
vislumbre paisagens incríveis.