Resende

21° Min32º Max

Selo prevenção do site

Fumaça

Os índios Puris foram os primeiros habitantes desta região. No ano de 1788, os nativos sobreviventes dos confrontos com os brancos foram confinados na Aldeia de São Luis Beltrão, por ordem do quarto Vice-Rei do Brasil, Dom Luiz de Vasconcellos e Souza, sob a “guarda” do padre Francisco Xavier de Toledo. Esta aldeia foi elevada a Curato e depois à freguesia de São Vicente Ferrer, sendo mudada também sua sede para onde permanece até hoje. No local foi erigida uma capela em honra a São Luis Beltrão. Em 15 de dezembro de 1938, por meio de decreto, passou a se chamar Vila da Fumaça, 7º distrito de Resende, em homenagem à cachoeira existente no local, na qual podemos observar uma neblina de fumaça em sua maior queda.

A vila da Fumaça tem duas igrejas: a de Nossa Senhora dos Aflitos e a São Vicente Ferrer. Nesta região surgiram as primeiras plantações de café no Vale do Paraíba, introduzidas pelo Padre Couto.

Distâncias da Fumaça: Cachoeira da Fumaça – 6 km, Jacuba (Resende) – 11,5 km, Vargem Grande (Resende) – 13 km, Rodovia Presidente Dutra – 30 km, Centro Urbano (Resende) – 33 km.

ATRATIVOS DA FUMAÇA

Cachoeira Água Branca
Esta linda cachoeira está localizada próxima ao pontilhão da ferrovia antes da vila da Fumaça. A caminhada inicia na fazenda Água Branca. O percurso é feito por uma estrada de terra, subindo o tempo todo. O final é no topo da cachoeira, com uma vista maravilhosa do vale. O percurso passa por duas propriedades particulares, necessitando a autorização antecipada.

Cachoeira da Fumaça
Formada pelo Rio Preto, é considerada a maior cachoeira do estado do Rio de Janeiro, com 2 km de extensão e 200 metros de queda. Está situada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e é tombada como Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende, pelo Decreto Municipal nº 043 de 1999. Para conservar a cachoeira foi criado em dezembro de 1988 o Parque Municipal Natural da Cachoeira da Fumaça – Jacuba. A unidade de conservação possui 180 alqueires.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados