Desenvolvimento Rural

31/12/2019

ZONA RURAL TEM VALORIZAÇÃO E CUIDADO EM RESENDE

Cidade conta com mais de 700 quilômetros de estradas que exigem atenção constante da Prefeitura

ZONA RURAL TEM VALORIZAÇÃO E CUIDADO EM RESENDE

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Zona Rural de Resende foi uma das maiores beneficiadas com o processo de renovação da frota implantado pela atual gestão na Prefeitura.  São mais de 700 quilômetros de estradas vicinais de terra, que se espalham por todo território do município e são fundamentais para garantir o acesso de moradores e turistas, além da escoação da produção agrícola e pecuária.

Com novo maquinário, os trabalhos de manutenção e socorro estão mais ágeis, beneficiando um importante setor para o desenvolvimento  econômico da cidade. Além disso, nos últimos três anos a Prefeitura vem fazendo a recuperação ou renovação total das pontes que cortam estas estradas.

Além disso, o cuidado com as famílias do campo podem ser percebidas com as diversas obras e projetos tocados especialmente nas áreas rurais. Um exemplo foi a região da Serrinha do Alambari, que ganhou uma  nova quadra poliesportiva e um pórtico. Conhecida pelas belezas naturais, a Serrinha também passará a contar com um CAT (Centro de Atendimento ao Turista). A Vila Vargem Grande teve o módulo de saúde da família reformado, assim como houve melhorias no Programa de Saúde da Família de Engenheiro Passos.

O distrito também teve a inauguração de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e vai ganhar uma base do SAMU (Sistema de Atendimento Móvel de Urgência). Outra importante ação é a reforma da Estação Ferroviária de Engenheiro Passos, que vai se tornar um importante polo cultural e gerador de renda.

A vila mais famosa da região passou a contar com um posto de saúde funcionando 24 horas e ganhou uma nova creche, que era aguardada há décadas pelos moradores. Da mesma maneira, a Prefeitura iniciou as obras na escola do Rio Preto. Além disso, o atual governo conseguiu recursos para adquirir nove ônibus do projeto “Caminho da Escola”, que facilitam o acesso à escola por crianças que moram em localidades distantes.

Valorizada, produção aumenta

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural promove ao longo do ano diversas atividades para interligar e valorizar a produção rural. Os destaques são os torneios leiteiros e curraleiros, que unem produtores dos diversos distritos e vilas da cidade.  Com isso, o rebanho do gado, que atualmente está estimado em 46.980 cabeças, aumentou de 5% a 9%, nos últimos anos. Para se ter ideia da importância do setor, Resende produz cerca de 23 milhões de litros de leite por ano.

A Prefeitura também busca fornecer condições importantes para alavancar a economia no setor, tais como: promoção de campanhas de vacinação para os animais; torneios leiteiros; palestras; e outros eventos direcionados aos produtores rurais.

Palavras chaves: Retrospectiva; Zona Rural; Estradas; Desenvolvimento