14/05/2012

XX Festa do Pinhão atrai mais de 20 mil pessoas a Visconde de Mauá

Governo municipal implementou estrutura e reforçou segurança

XX Festa do Pinhão atrai mais de 20 mil pessoas a Visconde de Mauá

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Com a estrutura implementada pela Prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, e um reforço no esquema de segurança, a vigésima edição da Festa do Pinhão atraiu cerca de 20 mil pessoas à Visconde de Mauá. Com uma programação variada, que contou com o apoio da AMOVIM (Associação de Moradores e Amigos de Visconde de Mauá), do Centro Cultural de Visconde de Mauá, da Associação Comercial de Visconde de Mauá e da Mauatur (Associação Turística de Visconde de Mauá), o evento agradou moradores e visitantes que aproveitaram os três dias de atividades na região serrana.

- O segredo do sucesso da festa é ouvir a comunidade, ouvir as instituições parceiras, para juntos montarmos uma programação e estrutura que atenda a importância deste evento. A administração do prefeito José Rechuan tem trabalhado sempre neste sentido, fazendo parcerias para contribuir para o desenvolvimento de Resende em todos os níveis - comenta o presidente da Fundação Casa da Cultura, André Whately.

Na parte musical, a festa foi aberta pelo coral das crianças das escolas Campo Alegre, Francisco Quirino e Rio Preto, que encantaram o público com músicas infantis e coreografias. Depois, as apresentações ficaram por conta do cantor Tunai, e também das bandas Rivo Trio, Casa do Pai João, Gota Serena, Moda Universitária, Cowboys da Serra e Chapéu Brasil. Além das atrações, a Praça de Alimentação contou com comidas e bebidas, a base de pinhão.

Um dos pontos de destaque neste ano foi o reforço da segurança, garantido através de uma parceria com a Polícia Militar. Com a participação da Cavalaria Montada, policiamento motorizado e a pé, cerca de 35 policiais garantiram a segurança do evento. Já na subida da Estrada-Parque, na Capelinha, foi montada uma estrutura da Operação Lei Seca onde, além do teste de bafômetro, também foi verificada a documentação dos motoristas e dos veículos.

A edição deste ano foi à primeira após a inauguração da Estrada Parque Capelinha-Mauá, e este investimento importante foi destacado pela Mauatur, parceira da Prefeitura na Festa do Pinhão. "Estamos comemorando 20 anos de uma festa que começou pequena e hoje é reconhecida nacionalmente. Quero agradecer ao prefeito José Rechuan pelo seu esforço pessoal, que contribuiu para as obras de asfaltamento na Estrada-Parque", disse o presidente da Mautur, Osvaldo Caniato. A representante da Associação Comercial, Mônica Rangel, também destacou a grandiosidade do evento e enalteceu a parceria da atual administração pela Festa do Pinhão.

O prefeito José Rechuan (PP) também destacou as obras da Estrada-Parque, lembrando que elas contribuíram para o crescimento turístico, ambiental e econômico da região serrana, e para o sucesso da festa este ano. "A cada ano que passa essa festa está mais bonita. Por isso quero parabenizar os moradores e entidades que mantiveram e mantém viva a Festa do Pinhão. Visconde de Mauá está cada vez mais bonita e, com a Estrada-Parque, que foi inaugurada ano passado com a presença do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Pezão, e do secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, um novo tempo está sendo iniciado para a região", disse o prefeito.

Dentre outras autoridades municipais, estiveram presentes na Festa do Pinhão os secretários: Rubens Almada (Obras), Edgar Moreira (Industria, Tecnologia e Serviços), Reynaldo Raeli (Turismo e Comércio), Marcial Corrêa (Serviços Públicos), Carlos Serra (Procuradoria Geral), Marly Ceccoline Cortona (Assistência Social e Direitos Humanos) e José Antônio de Carvalho Pinto (Governo); os superintendentes Dalmo Ribeiro (Ordem Pública) e Marcelo José de Almeida (Transporte e Trânsito); a presidente da Fundação Resende Esportes, Mônica Soares; a presidente do Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende (Confiar), Maria Virginia de Mello; e o presidente da Agência de Saneamento do Município de Resende (Sanear), Luis Cláudio Siqueira Chaves.

Palavras chaves: EVENTO