04/12/2015
XV Festival de Teatro de Resende começa no dia 10 de dezembro
Mostra será realizada no Espaço Z com entrada franca e contará com participação de companhias locais, do Uruguai e México
Crédito: Divulgação
O XV Festival de Teatro de Resende (FESTER) começa no dia 10 de dezembro (quinta-feira) e este ano contará com a participação de companhias locais e internacionais. A mostra será realizada no Espaço Z até o dia 20, com espetáculos gratuitos, todos a partir das 20h.
- O FESTER deste ano é um festival com baixo custo para o município, e este novo formato foi a alternativa financeiramente mais viável para este momento de crise econômica pela qual o país passa. O objetivo é não perdermos a continuidade da mostra e fortalecermos a produção teatral local, que desde 2009 vem sendo motivada a produzir cada vez mais devido à inclusão destes grupos em nossa programação do FESTER - explica o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Ângelo Tramezzino.
A abertura do XV FESTER, no dia 10, será feita pelo grupo uruguaio Íntimo, com a montagem Oscilaciones. No dia seguinte, 11, sobe ao palco o grupo El Gato Tuerto, do México, com o espetáculo Desmantelados.
A participação especial dos grupos do exterior foi fruto de uma parceria entre a Casa da Cultura e o Coletivo Teatral Sala Preta, através do projeto Tomada Urbana, que promove mostras de teatro pelas ruas de Barra Mansa.
- Esta parceria com o Sala Preta nos rendeu este presente, trazendo estas duas companhias sem ônus para o município - revela Ângelo.
A partir do dia 12, o Festival será tomado pelas companhias de teatro de Resende, com montagens produzidas por grupos de diferentes linguagens e diversos estilos.
- Nos reunimos com os grupos de teatro locais com montagens já prontas e eles abraçaram nossa ideia de fazer uma mostra local, que foi aprovada pelo Conselho de Cultura - destaca Ângelo.
Os ingressos para assistir às peças no Espaço Z, que tem lugar para cem pessoas, são limitados e devem ser retirados no local a partir das 18h. O Espaço Z fica na Av. Gustavo Jardim, próximo à Rodoviária Velha, no Centro.
Confira a filipeta com a programação no link http://goo.gl/gMK10A e detalhes sobre as peças abaixo.
PROGRAMAÇÃO DO XV FESTIVAL DE TEATRO DE RESENDE
Data: de 10 a 20 de dezembro | Hora: 20h
Local: Espaço Z (Av. Gustavo Jardim, próximo à Rodoviária Velha, no Centro)
Entrada: Gratuita (com retirada de ingressos no local a partir das 18h)
10 de dezembro
Peça: OSCILACIONES
Duo de dança contemporânea estreado em maio de 2015 no Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay. Obra criada em residência na Casarrodante por meio do edital Jóvens Criadores 2014-2015. A aproximação com os bailarinos gera uma intimidade e um envolvimento particular durante toda a obra.
FICHA TÉCNICA
Realização: Grupo Íntimo – Montevidéu – Uruguai
Elenco:
Tiago Rama
Sofia Lans
Convidado Especial:
Projeto Tomada Urbana
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
11 de dezembro
Peça: DESMANTELADOS
Dois atores, reunidos em algum lugar com seu respectivo público, colocarão a prova sua capacidade de resistência ao enfrentarem as atrozes ideias de Heiner Müller, às desgraçadas palavras de Gabriel Conteras e as cruéis expectativas de uma diretora que não para de dar ordens. Servindo-se do sexo, gritos, golpes e um galão de sangue falso, tentarão cumprir com sua parte do trato com cada espectador presente.
FICHA TÉCNICA
Realização: Grupo El Gato Tuerto – Monterrey – México
Direção: Mayra Vargas
Elenco:
Eduardo Perez
Rodolfo Cantú
Convidado Especial:
Projeto Tomada Urbana
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Dia 12 de dezembro
AS VELHAS VIRGENS
Cotidiano pra lá de irreverente de duas irmãs já senhoras, que dividem uma casa que mais se mistura com um sebo. Uma viúva e a outra solteirona. Mulheres a frente dos seus tempos. O texto aborda tristezas, alegrias e frustrações dos idosos na atualidade. Também dá uma injeção de ânimo e mostra que a solidão pode ser vencida com muito humor e que o amor próprio é a principal saída. Elas ficam divagando e filosofando sobre o passado e o presente com muito humor e perspicácia. O espetáculo também tem o objetivo de incentivar a leitura do livro convencional. Abordam vários autores e apresentam o projeto: Atentado Literário.
FICHA TÉCNICA
Realização: Cia. Pão com Ovo
Texto e direção: Wendell Amorim
Elenco:
Wendell Amorim
Grego Lima
Participação especial: José Moura
Sonoplastia: Cleiton Silva
Iluminador: Wendel PC
Contrarregra e assistente de palco: Herllison Ferraz
Contrarregra e assistente de camarim: Natália Apolinário
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Dia 13 de dezembro
PROCURA-SE PLATEIA QUE NÃO ATRAPALHE O ESPETÁCULO
A tragicomédia é inteiramente baseada nas experiências de palco dos atores. O texto leva o público à reflexão, pois expõe a dura jornada de uma profissão em que nunca se sabe qual será a reação daqueles que os assistem.
FICHA TÉCNICA
Realização: Cia Liatt
Texto e direção: Leandro Resende
Elenco:
Leandro Resende
Sônia Pimenta
Nayara Souza
Natália Apolinário
José de Moura
Isabelle Guedes
Stand in e técnica: Bruno Leonardo e Lucas Andrade
Contrarregra: Luciene Pereira
Figurino e maquiagem: O grupo
Fotos: Dani Savi
Duração: 110 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Dia 18 de dezembro
POR TRÁS DA PELE
Um jovem tímido e introvertido contrata os serviços de uma prostituta decadente através dos classificados do jornal. Em uma noite cinzenta de Londres, Elliot e Sofia irão confrontar-se com seus maiores tormentos. Em um jogo de gato e rato os personagens duelam em uma trama que levará o espectador a um final surpreendente.
FICHA TÉCNICA
Realização: Cia. de Teatro Pé Direito
Texto e Direção: Arthur Vinciprova
Direção de Produção: Verkon Produções
Elenco:
Mônica Izidoro
Arthur Vinciprova
Desenho de Luz e Projeto Gráfico: Companhia de Teatro Pé Direito
Projeto cênico e cenografia: Natália Bilochini
Supervisão técnica e projeções: Luis Lima
Fotos de Divulgação: Morgado Fotos
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos.
Dia 19 de dezembro
ORÍ
“Orí” é uma performance de teatro-dança Butoh criado e interpretado por Calé Miranda e “Cia. Da Ação!”, a convite do “VI festival Barcelona en butoh”. Estreou em 2013, neste festival em Barcelona (Espanha) e desde então tem sido intensivamente programada em festivais e temporadas no Brasil e no exterior, tendo inclusive feito temporadas em Paris (França) e Lima (Peru). A palavra “Orí” significa cabeça em Yorubá, língua pan-africana, e é utilizada para designar os três Orixás protetores da cabeça do iniciado nas religiões afro-brasileiras. A performance mimetiza os elementos que sintetizam os três Orixás do Orí de Calé Miranda: Xangô - o fogo, Iemanjá - os mares, e Oxalá - o ar.
FICHA TÉCNICA
Realização: Cia da Ação!
Intérprete-criador: Calé Miranda
Música original: Vimal Keerti
Figurino: Carla Biolchini
Iluminação: Calé Miranda
Assistência de iluminação: Eliza Moreira
Supervisão jinen butoh: Atsushi Takenouchi
Supervisão cultura afro-brasileira: Eleonora Ignez, macamba de Omolocô
Fotografia: Marco Netto
Design Gráfico: Gisele Ferreira
Produção: Cia. Da Ação!
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Dia 20 de dezembro
RECONHECENDO OS MORTOS
Uma família - ou o que restou dela - se encontra num necrotério para reconhecer o corpo de um familiar. Estão ali para se certificarem da morte de um deles e também para atar ou desfazer definitivamente os laços que os unem. Esta ‘lavação de roupa suja’ envolve uma avó, seu neto e a mãe, que o abandonou há quinze anos para viver uma vida alternativa. Enquanto esperam para reconhecer o corpo, eles travam um embate que revela segredos do passado e a mágoa acumulada. Raiva e abandono formam os alicerces da trama, que pode também revelar o amor escondido nas palavras dolorosas.
FICHA TÉCNICA
Realização: Os Tarja Preta
Texto: Luís Arnaldo Gastão
Direção e produção: André Whately
Elenco:
Anna Zelma
Diogo Senna
Marie Louise Garonsson
Luiz Fernando
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos