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07/08/2012

XII Festival de Teatro de Resende

Confira !

XII Festival de Teatro de Resende

XII FESTIVAL DE TEATRO DE RESENDE

De 17 a 27 de Agosto

EXPOSIÇÃO – 19h – Espaço Z

Dia 17 – Abertura da exposição 'Resende em Cena'
Período de visitação: de 20 a 31 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Entrada franca.

ESTUDOS DRAMÁTICOS – 20h – Espaço Z

Dias 17, 18 e 19 - Apresentação com os alunos do curso livre de teatro da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda
Direção: Marcello Jordan e Veridiana Vasques
Entrada Franca

Dias 18 e 19
Oficina Corpo e Espaço Público – 14h – Teatro de Bolso

Orientação George Sander Martins Urbano
25 vagas disponíveis - Inscrições na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda
Informações (24) 3354-3762
Entrada Franca

MOSTRA NACIONAL DE TEATRO
CINE VITÓRIA

TEATRO INFANTIL – 10 horas – Entrada Franca

Dia 20 (segunda-feira) - SOBREVOAR
Cia. do Abraço – Curitiba (PR)
Classificação – a partir de 4 anos/ Duração: 50 minutos

A peça mostra Santos Dumont criança, na figura de Albertinho Dumundo. Ele, como tantas crianças, é apresentado como um menino que vive numa dimensão de sonhos, onde os desafios e os obstáculos são vencidos após inúmeras tentativas, quedas e muita coragem para recomeçar e persistir para a realização de seu sonho de voar. Compartilhar todo o universo inventivo de suas tentativas e realizações aeronáuticas, enxergando Dumont como uma criança universal e atemporal, faz de suas quedas alavancas para alçar vôos mais altos. Por meio deste tema, a Cia do Abraço pretende estimular a crença nos sonhos como o caminho possível ao êxito, percorrido através do inusitado, do incomum. Assim, aproximar-se de Santos Dumont, para entendê-lo e difundi-lo, desmistificando o gênio, apresentando-o como um ser humano sensível e criativo, capaz de transcender fronteiras e nos emocionar com seu ideal.

FICHA TÉCNICA
Direção: Letícia Guimarães
Dramaturgia: Criação coletiva sob a supervisão de Letícia Guimarães
Produção executiva: Fabiana Ferreira
Coreografia: Fabiana Ferreira
Assistente de direção: Simão Cunha
Cenografia: Marcelo Scalzo e Blas Torres
Figurinos: Maureen Miranda
Adereços: Marcelo Scalzo e Maureen Miranda
Iluminação: Anry Aider
Sonoplastia: Karla Torres
Arte gráfica: Blas Torres

Elenco:
Faviana Ferreira
João Victor Theotônio
Julia Bermuder
Simão Cunha

Dia 21 – FRANKENSTEIN MEDO DE QUEM?
Dionisos Teatro – Joinville (SC)
Classificação: a partir de 07 anos/ Duração: 60 minutos

Vitória Frankenstein dá vida a uma criatura diferente. Após o aprendizado dos primeiros passos, esse ser começa a conhecer o mundo e seus habitantes, percebendo que o convívio com os outros pode ser assustador. Ao mesmo tempo em que descobre a doçura de Melina, se depara com a hostilidade de Arthur. A Vida dessa criatura passa a ser uma mistura de medo, amizade, preconceito e amor.

FICHA TÉCNICA
Direção: Osvaldo Gabrieli
Dramaturgia: Osvaldo Gabrieli e o grupo, baseado no romance 'Frankenstein ou 'Prometeu Moderno', de Mary Shelley
Figurinos: Lucas David
Máscaras: Osvaldo Gabrieli
Cenografia: Osvaldo Gabrieli
Cenotécnica: Bruno Pereira Nogueira e Ordilei Soares
Iluminação: Osvaldo Gabrieli, Hélio Muniz e Flávio Andrade
Trilha Sonora: Lausivan Corrêa
Operação de luz: Flávio Andrade e Manoella Carolina Rego
Operação de som: Manoella Carolina rego
Material gráfico: Ismael Ramos
Fotografia e documentação audiovisual: Base Digital
Assistência de produção: Manoella Carolina Rego
Produção: Luciano Cavichiolli – Studio Produções

Elenco:
Andréia Malena rocha
Clarice Steil Siewert
Eduardo Campos
Vinícius Ferreira

Dia 22 – O MENINO QUE MORDEU O PICASSO
Charge Produções – São Paulo (SP)
Classificação: Livre/ Duração: 50 minutos

A peça narra o encontro de uma criança inglesa com o pintor Pablo Picasso. A história é baseada no livro de Antony Penrose, publicado em 2010. Picasso era amigo do pai do escritor, que veio a se tornar um dos maiores biógrafos do pintor. Em uma visita de Picasso ao sul da Inglaterra, na fazenda do pai de Antony, ele se permite brincar, inventar e criar. No meio de tudo isto está o jovem de seis anos, que interage em diversas situações com o famoso pintor. 'O Menino que Mordeu o Picasso' aborda estas histórias, mostrando as relações entre um adulto no auge da criação artística e uma criança na sua feliz ingenuidade, além da criatividade infantil analisada pelos olhos de um artista consagrado.

FICHA TÉCNICA
Direção: Marcelo Romagnoli
Dramaturgia: Marcelo Romagnoli, adaptado da obra de Antony Penrose
Iluminação: Marisa Bentivegna
Figurino: Fábio Namatame
Cenografia: Marisa Bentivegna
Sonoplastia: Morris Picciotto
Operador de Som: Igor Dib
Operador de luz: Marcelo Romagnoli

Elenco:
Rodrigo Pavon
Fábio Espósito

Dia 23 – O PRÍNCIPE PERALTA
Cia. Muito Franca! – Rio de Janeiro (RJ)
Classificação: a partir de 5 anos/ Duração: 65 minutos

No distante e fantasioso reino de Ventoalém existiam dois povos: encantados e concretos. Encantados não podiam se casar com Encantados nem Concretos podiam se casar com Concretos. Por isso Vaporoz (da família real) e Iluminah vivem um amor proibido e como castigo são exilados por Malakai, majestade de Ventoalém e responsável pela criação de Vaporoz. Por ironia do destino, Malakai morre, deixando um outro rebento: Peralta. A única pessoa que podia cuidar de Peralta era Vaporoz, caso contrário, a criança seria jogada nas águas do rio sem fim: era a lei! Vaporoz então, estimulado pela coragem e pelas ideias da Iluminah, toma coragem e disfarçado de Solitude III (um tio real há muito desaparecido), retorna a Ventoalém para raptar Peralta e ambos fugirem de seus destinos. Mas ao se deparar com o contexto de iniquidade, injustiça e sede de poder no qual o reino está mergulhado, Vaporoz é tomado pela força e senso de responsabilidade e enfrenta os seus antagonistas, vence os obstáculos criados e supera os seus medos, conseguindo assumir o seu lugar na família e em Ventoalém, vivendo livremente seu amor, cuidado legitimamente de Peralta e impondo uma nova ordem social no reino, regida pelo amor e pela liberdade.

FICHA TÉCNICA
Direção: Angelo Faria Turci
Dramaturgia: Bruno Bacelar
Letras das músicas: Bruno Bacelar
Arranjos: Marcos Aureh
Preparação vocal: Jorge Maya
Preparação Corporal: André Masseno
Cenários e figurinos: Marcello Costa
Adereços: Leonam Thurler e Gabriel Naegele
Maquiagem e caracterização: Flávia Pepe
Iluminação: Tiago da Silveira
Operador de som: Rodrigo Dias
Programação Visual: Valter Brum Design
Fotos: Vânia Freire
Produção: Cia. Muito Franca!
Produção executiva: Rodrigo Dias

Elenco:
Bruno Bacelar
Anderson Nuud
Frederico Demarca
Bruno Ganem
Washington Luiz
Felipe Gouvêa
Marcos dos Santos
Puan Viana

Dia 24 – POLENTA COM RADITE
Cia Entreato – Rio de Janeiro (RJ)
Classificação: a partir de 6 anos/ Duração: 45 minutos

Polenta com Radite é uma história de amor entre duas pessoas de culturas distintas, um imigrante italiano que não acredita mais na vida e uma jovem e romântica brasileira que só acredita na vida. O espetáculo se passa na década de 40 e é inspirado no cinema mudo, na arte do palhaço popular, na pantomima italiana e no teatro sem palavra.

FICHA TÉCNICA
Direção: Fernando Lopes Lima
Dramaturgia: Lú Gatelli e Marcelo Gatelli
Iluminação: Ricardo Grings
Figurino: Lú Gatelli e Marcelo Gatelli
Cenografia: Renato Maia
Sonoplastia: Amora Pêra
Operador de som: Janaina Reigel
Operador de luz: Renato Maia
Pesquisa: Lu Gatelli e Marcelo Gatelli

Elenco:
Lú Gatelli
Marcelo Gatelli

Dia 25 – CABEÇA DE VENTO
Pandorga Companhia de Teatro – Rio de Janeiro (RJ)
Classificação: a partir de 6 anos/ Duração: 55 minutos

Léo é um menino de 8 anos, apaixonado por pipas, brincadeira que aprendeu com seu pai. Ao ganhar de presente um livro que pertenceu a ele, faz um mergulho na história, entrando em contato com três diferentes personalidades da humanidade: o cientista e inventor americano Benjamin Franklin, a guerreira e rainha chinesa Fu Hão, e Ricardo Coração de Leão, rei da Inglaterra. Enquanto interage com esses personagens, Léo elabora a perda recente do seu pai. A peça aborda, de uma maneira delicada e sutil, temas como afeto, família, morte, luto na infância e a construção da identidade. O espetáculo fala da família como um lugar de acolhimento e de afeto, fala das perdas inevitáveis que todos sofremos, dos momentos de mudança nas nossas vidas que nos fazem crescer, da afirmação positiva da identidade individual, do poder transformador do conhecimento. O pequeno espectador trilha, junto com o personagem principal, uma jornada de amadurecimento, aprendizado e crescimento, vendo respeitada e valorizada sua fantasia e imaginação. E, ao mesmo tempo, acompanha uma viagem pela origem e a história da pipa, na perspectiva muito pessoal de Léo.

FICHA TÉCNICA
Direção: Cleiton Echeveste
Dramaturgia: Cleiton Echeveste
Iluminação: Tiago Mantovani
Figurino e cenografia: Daniele Geammal
Maquiagem: Rodrigo Reinoso
Sonoplastia: Gustavo Finkler
Operador de som: Cleiton Echeveste
Operador de luz: Jorge Raibott
Contra-regra: Wellington Fernandes

Elenco:
Eduardo Almeida
Jan Macedo
Luciana Zule

TEATRO ADULTO – 20h - Ingressos R$ 3,00

Dia 20 – AMOR CONFESSO
Cia. Falácia – Rio de Janeiro (RJ)
Classificação: 10 anos/ Duração: 80 minutos

Em cena dois atores, duas cadeiras, um autor, oito contos e uma questão: casar ou não casar? Os atores Claudia Ventura e Alexandre Dantas vão casar e, para comemorar essa união, resolvem montar uma peça, a comédia 'Amor confesso'. Para confessar esse amor, escolhem oito contos de Arthur Azevedo e dão vida a mais de 30 personagens. Usando apenas duas cadeiras e sendo acompanhados por um pianista, eles transformam o palco em bondes, camarins, casa de vizinhas, estabelecendo uma relação direta com o espectador, transformando-o em um participante ativo, cúmplice da cena. Mas as histórias bem humoradas do autor os surpreendem por apresentarem tramas cheias de traição, desilusões amorosas e sem o esperado final feliz. Agora eles estão no palco, horas antes da cerimônia de seu casamento, dividindo com o público a dúvida de casar ou não. Mais uma vez a vida e a arte se misturam.

FICHA TÉCNICA
Direção: Inez Viana
Dramaturgia: Alexandre Dantas e Cláudia Ventura, baseado nos textos de Arthur Azevedo
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Figurino e cenografia: Carlos Alberto Nunes
Sonoplastia: Marcelo Alonso Neves
Operador de luz: Anderson Aragon
Pesquisa: Alexandre Dantas e Cláudia Ventura
Contrarregra: Christina Carvalho
Pianista: Roberto Bahal

Elenco:
Cláudia Ventura
Alexandre Dantas

Dia 21 – QUEBRA-OSSOS
Múltipla Companhia Teatral – Rio de Janeiro (RJ)
Classificação: 12 anos/ Duração: 70 minutos

Três personagens, uma mulher e dois homens, procuram respostas para questionamentos do seu passado. A transformação é inevitável. João é homem de dupla personalidade. Augusto está em crise com a própria identidade e Maria carrega uma culpa de seu passado. Como um caleidoscópio, uma história entra na outra, se encaixa, abre portas entrando em um universo surreal.

FICHA TÉCNICA
Direção: Alexandre Mello
Dramaturgia: Julia Spadaccini
Iluminação: Renato Machado
Operador de luz: Sônia Margarida
Figurino: Flávio Souza
Cenografia: Daniele Geammal
Maquiagem: Sandra Moscattelly
Sonoplastia: Leandro Naumgratz
Operador de som: Ricardo Lacerda
Pesquisa: Cirillo Luna e Rodrigo Turazzi

Elenco:
Patrícia Elizardo
Cirillo Luna
Rodrigo Turazzi

Dia 22 – O AMANTE DO MEU MARIDO

RP Produções Artísticas – São Paulo (SP)
Classificação – 12 anos/ Duração – 1h15

Atual e divertida, a história se passa dentro do apartamento de Esperidião (Milton Levy) e Telma (Miriam Lins). Aposentado, Esperidião tem um sonho: ser ator, e para alcançar este objetivo ele não poupa esforços. Entre um telefonema ao agente onde interpreta o papel de homossexual e a inesperada chegada de sua esposa que ouve parte da conversa, surge a grande confusão. Telma acredita que seu marido seja realmente homossexual e tenha um caso com Arnaldo (Mateus Carrieri). Para aumentar o burburinho, Dorothy (Adelita Del Sent), empregada da casa flagra o patrão em novos e divertidos ensaios de seu papel provocando grandes mal entendidos e muitas risadas do público. "A peça ganhou força e aceitação por ser despretensiosa e ter uma narrativa leve e divertida", conta Mirian Lins diretora e atriz da peça.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Miriam Lins
Direção: Rodolfo da Rocha Carvalho
Produção: Walkíria Fizio e Ronaldo Lukesi
Trirlha Sonora: Fábio Saltini
Operador de luz e som: Ronaldo Lukesi

Elenco
Mateus Carriere
Mirian Lins
Milton Levy
Adelita Delsenti

Dia 23 – LEILA BABY
Cemitério de Automóveis – São Paulo (SP)
Classificação: a partir de 14 anos/ Duração: 80 minutos

A peça conta a história de Leila, uma jovem de dezenove anos, que vem do interior de São Paulo para a capital, para fazer cursinho e prestar vestibular de jornalismo. De forma inesperada ela conhece Otávio, um jovem cético que coloca em cheque seus sonhos, anseios e carências. Ambos começam uma improvável relação, fadada ao fracasso.

FICHA TÉCNICA
Direção: Mario Bertolotto
Dramaturgia: Mário Bertolotto
Iluminação: Mário Bertolotto
Figurino: Danielle Cabral
Cenografia: Mário Bertolotto
Maquiagem: Camila dos Anjos
Sonoplastia: Mário Bertolotto
Operador de som: Walter Figueiredo
Operador de luz: Fernanda D'umbra
Pesquisa: Mario Bertolotto e Cemitério de Automóveis

Elenco:
Camila dos Anjos
Ricardo Gelli

Dia 24 – SINFONIA SONHO
Teatro Inominável – Rio de Janeiro (RJ)
Classificação indicativa: 16 anos/ Duração: 90 minutos

Criada a partir do massacre de crianças ocorrido em abril de 2011, no Rio de Janeiro, 'Sinfonia Sonho' é uma tragédia contemporânea que lança luz sobre a infância e também sobre o futuro. No centro da ação, uma criança de nove anos – Kevin – é tomado pelo desejo de se tornar música, por conta da peça teatral que começa a ensaiar em sua nova escola. Após se mudar com a família para uma nova cidade, Kevin se torna vizinho do casal Corley e Moira, pais de Thomas, menino de oito anos recém-desaparecido. Durante uma semana, acompanhamos as tentativas de Kevin em vingar seu desejo, ao mesmo tempo em que presenciamos a família vizinha tentando dar conta da dor que a dilacera. É no encontro destas duas realidades, que outra, mais aguda – se revela.

FICHA TÉCNICA
Direção: Diogo Liberano
Dramaturgia: Diogo Liberano
Orientação de direção: Eleonora Fabião
Assistente de direção: Thaís Barros
Iluminação: Davi Palmeira e Thaís Barros
Figurino: Isadhora Müller e Marina Dalgalarrondo
Cenografia: Leandro Ribeiro
Maquiagem: Isadhora Müller e Marina Dalgalarrondo
Direção musical: Philippe Baptiste
Operador de som: Thaís Barros
Operador de luz: Davi Palmeira
Direção de movimento: Caroline Helena
Preparação vocal: Verônica Machado
Direção de produção: Diogo Liberato
Registro fotográfico e audiovisual: Thaís Grechi

Elenco:
Adassa Martins
Andréas Gatto
Dan Marins
Flávia Naves
Gunnar Borges
Laura Nielsen
Maurício Machado
Natássia Vello
Virgínia Maria

Dia 25 – BAR DOS FUSCO
Cia. de Teatro Pé Direito – Resende (RJ)
Classificação indicativa: Livre/ Duração: 70 minutos

Dois jovens irmãos, Ted e Bob Fusco, filhos de um famoso showman, querem emplacar suas carreiras no 'show business'. À beira da falência e contando apenas com o nome e um galpão herdado do falecido pai, precisam achar a cartada certa para encontrar o sucesso. Neste momento eles conhecem a sedutora Brigitte, que parece ser uma mulher ingênua. Mas conforme as coisas vão se desenrolando, os irmãos percebem que Brigitte não é tão ingênua quanto parece. Com musicais atuais e roupagem retro, cantadas ao vivo e acompanhadas por um pianista, a peça transporta a plateia para uma viagem junto aos atrapalhados irmãos Fusco e a sensual Brigitte.

FICHA TÉCNICA
Direção: Arthur Vinciprova
Dramaturgia: Arthur Vinciprova
Iluminação e operação de luz: Luis Lima
Cenário e figurino: Arthur Vinciprova
Maquiagem: Itiana rochelle
Sonoplastia: Arthur Vinciprova
Operação de som: Luís Lima
Pesquisa: Arthur Vinciprova

Elenco:
Diogo Guimarães
Arthur Vinciprova
Itiana rochelle
Marcelo de Melo

Dia 26 – A CARROÇA DOS DESEJOS

A peça retrata e forma leve e bem humorada a vida de uma trupe de ambulantes, da oitava geração de uma família que exerce a atividade medicinal paralela, viajando de cidade em cidade vendendo afrodisíacos naturais feitos por eles mesmos. Em cada cidade que eles param com a sua carroça, encenam um espetáculo retratando com muito humor os efeitos surpreendentes de seus produtos.

FICHA TÉCNICA

A Carroça Cia. Teatral – Rio de Janeiro – RJ

Direção: Eduardo Vaccari
Dramaturgia: Criação coletiva da Cia. Carroça
Iluminação: Renato Machado
Cenário e figurino: Daniele Geammal
Maquiagem: Rogério Garcia
Diretor Musical: Luiz Neto
Preparação vocal: Rose Gonçalves
Operador de luz: Luan de Almeida

Elenco:
Aretusa Novais
Denílson Santana
Kamila Neves
Liany Maia
Lilian Mattos
Moisés Salazar
Rafael Canedo
Raoni Costa

Duração: 80 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

TEATRO DE RUA - 15 HORAS

Dia 20 – O CABOCLO ZÉ VIGIA
Tirana Cia. de Teatro – Belo Horizonte (MG)
Classificação: livre/ Duração: 45 minutos
Calçadão de Campos Elíseos

A peça 'O Caboclo Zé Vigia' traz consigo a abertura para o imaginário, envolvido pelo verso cantado e contado, dando o que falar! Casórios, enganos, pactos, paixão doentia, amor verdadeiro e muita diversão se misturam entre música e cena, numa disputa entre Zé Vigia e Zé do Cangaço em busca do amor de Salomé.

FICHA TÉCNICA
Direção: Tirana Cia de Teatro com orientação de Fernando Limoeiro
Dramaturgia: José da Costa Leite
Preparação vocal: Helena Mauro
Sonoplastia: Tirana Cia de Teatro
Figurinos e adereços: Tirana Cia de Teatro
Produção: Tirana Cia de Teatro

Elenco:
José da Costa
Daniela Rosa
Jonas Filho
Juliene Lellis
Kely de Oliveira
Luciana Araújo

Dia 21 – UBU REI
Cia. Teatral Boccaccione – Ribeirão Preto (SP)
Classificação indicativa: a partir de 12 anos/ Duração: 60 minutos
Parque das Águas

Em qualquer lugar reside o Pai Ubu: um grotesco burguês, funcionário a serviço do Rei de 'O Lugar'. Sob pressão da sua ambiciosa mulher e com o auxílio do Capitão Bordure e seu exército, o covarde e malcriado Ubu se convence de que irá matar o Rei para se apoderar do cargo. Uma vez no trono, revela-se cruel, estúpido, e o seu pensamento político é absurdo. Diante disso, o jovem príncipe Bougrelas, sucessor do falecido Venceslas, encontra forças no seu próprio ódio e na inconformidade dos povos para recuperar a coroa, como lhe é justo. Só resta enfim a Pai Ubu continuar, sem mágoas, com seu mesmo miserável caráter.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Tânia Alonso
Dramaturgia: Alfred Jarry
Concepção: João Paulo Fernandes
Figurino: Zezé Cherubini e Érika Emi
Cenografia: João Paulo Fernandes, Milton Ávila e José Ávila
Maquiagem: Nathália Fernandes
Sonoplastia: Lilian Amantea e Milton Ávila

Elenco:
João Paulo Fernandes
Naná Bertchelly
Karol Nurza
Nathália Fernandes
Marcelo Ribeiro
Michel Masson
Vilsinho Juri
Diego Freiria

Dia 22 – FOLIA DE UM SEMIDEUS, SABE-SE LÁ O QUE É ISSO
Grupo Teatral de 4 no Ato – Rio de Janeiro (RJ)
Classificação Indicativa: Livre/ Duração: 60 minutos
Colégio Getúlio Vargas – Cidade Alegria

'Folia de um Semideus' é uma viagem atemporal por uma terra conhecida chamada Brasil. É o encontro de influências e técnicas teatrais que propõe um jogo cênico ao espectador, transportando o mesmo à sua própria imaginação, explorando o riso como fonte de reflexão. As peripécias de um Semideus, nascido de mão morta num país tropical, norteia a trama, que determina sua busca por humanidade, passando por cima de suas necessidades, espertezas e inquietações. Os desatinos de figuras exóticas, dos sátiros, seja de onde forem, e de personagens construídos com muito esmero, tratam de deixar a folia irreverente e dinâmica, sem perder o tempero do questionamento e embasamento na brasilidade, cultura e folclore.

FICHA TÉCNICA
Direção: Gilvan Balbino
Dramaturgia; Gilvan Balbino
Figurino, maquiagem e cenografia: Pâmela Vicenta

Elenco:
Pâmela Vicenta
Andrés Corrêa
Gilvan Balbino
Felippe Neri
Thiana Bastos


Dia 23 – ERRAR É UMANO
Cia Sinequanon – Rio de Janeiro (RJ)
Classificação indicativa: Livre/ Duração: 60 minutos
Visconde de Mauá – Campo de futebol do Lote 10

Numa praça, rua ou lugarejo qualquer, chegam cientistas a procura do homo perfectus. Nesta busca eles contam a história da humanidade, através de quadros cômicos e intervenções circenses, ao redor de seus experimentos e brinquedos que vão saindo do carro. Com a linguagem da palhaçaria clássica e moderna, os cientistas falam de física, astronomia, história, pirataria e de outras coisas totalmente non-sense. Mas uma pergunta que sempre fica no ar: o que é o ser humano?

FICHA TÉCNICA
Direção: Alexandre Hryhorczuck
Dramaturgia: Cia Sinequanon
Iluminação e cenografia: Dodô Giovanetti
Figurino: Cia. Sinequanon
Maquiagem: Cia. Ssinequanon
Sonoplastia e operação de som: Alberto Eloy

Elenco:
Dodô Giovanetty
Alberto Eloy
Alexandre Hryhor

Dia 24 – COMO A GENTE GOSTA
Grupo Maria Cutia – Belo Horizonte (MG)
Classificação indicativa: Livre/ Duração: 60 minutos
Parque Julieta Botelho - Tobogã

Exilados pelo novo duque, Rosalinda e Orlando são obrigados a deixar a corte. Ela foge acompanhada por sua prima Célia e, para se protegerem dos perigos da floresta, Célia se disfarça da camponesa Aliena e Rosalinda do jovem Ganimedes. Na floresta de Arden, Rosalinda – como Ganimedes – brinca com seu enamorado Orlando, fazendo-o imaginar que ela (travestida de homem) fosse de verdade sua amada e lhe dá lições de como se curar da febre do amor. Célia se apaixona por Oliver – irmão mais velho de Orlando, que vai até a floresta em busca do irmão – e Oliver por Aliena (o disfarce de Célia). Pela floresta, também encontramos Sílvio devotadamente apaixonado pela pastora Febe – que se enamora por Ganimedes, sem saber que ele é de fato uma mulher. Rosalinda, no meio deste quiproquó de amores, tece sua trama para resolver toda a confusão desta ciranda de paixões criada pela flecha de cupido, numa peça como a gente gosta.

FICHA TÉCNICA
Direção: Eduardo Moreira
Dramaturgia: Eduardo Moreira, adaptado da peça de William Shakespeare
Figurino: Wanda Sgarbi
Cenografia: Alexandre Amaral e Wanda Sgarbi
Maquiagem: Grupo Maria Cutia com orientação de Eduardo Moreira
Operador de som: Enedson Gomes
Produção: Luisa da Silva Monteiro

Elenco:
Hugo Araújo
Leonardo Rocha
Mariana Arruda
Marielle Brasil

Dia 25 – BARRO
Teatro em Trâmite – Florianópolis (SC)
Classificação indicativa: Livre/ Duração: 35 minutos
Praça de Engenheiro Passos

'Barro' é um espetáculo de rua baseado na obra do poeta sul-matogrossense Manoel de Barros. Os pontos de partida para o espetáculo são a simplicidade e humanidade do poeta. O grupo construiu um espetáculo totalmente ancorado no trabalho do ator lançado ao espaço público. Os atores contam e recriam a história de um poeta e suas origens. Na memória do poeta, histórias, personagens e lugares da sua infância aparecem como fragmentos que rompem o tempo da memória para compor o tempo presente. A peça apresenta a obra de Manoel de Barros levando para a rua mais de vinte poemas de diversos livros deste autor. "Barro' é um espetáculo de seres-humanos para seres-humanos, cujo tema principal é a mais humana de todas as atividades, a poesia.

FICHA TÉCNICA
Direção: André Francisco Pereira Oliveira Santos
Dramaturgia: André Francisco Pereira Santos, adaptado da obra de Manoel de Barros
Figurino: Izabel Garcia

Elenco:
André Francisco
Chaiany Gracietti
Giovanna Colombi
Loren Fischer
Luís Ramos

ESPECIAL –Teatro da Aman - 18h – Entrada franca

Dia 27 – GOOD MORNING SÃO PAULO MIXTURÉBA
Classificação indicativa: 10 anos/ Duração: 60 minutos

A montagem é encenada como se fosse uma verdadeira rádio teatral, a ZY Bem Bom, capitaneada por dois locutores, que narram de maneira irreverente as atrações da emissora. Com uma programação repleta de música, coreografias e humor, o espetáculo desenvolve - se por meio de vários esquetes e situações inusitadas, em que o tema da inclusão do deficiente está sempre presente com alto astral e criatividade, fugindo das pieguices e dos estereótipos que costumam permear trabalhos com essas características.
Dessa maneira, o público assistirá a uma mágica apresentação, com um elenco formado por cadeirantes, deficientes visuais e menestréis convidados. As músicas que compõem o espetáculo são tocadas ao vivo pela Banda Exculaxo e a direção é de Deto Montenegro, idealizador dos projetos sociais da Oficina dos Menestréis com um método de teatro musical que tem como proposta descobrir arte nas pessoas.

FICHA TÉCNICA 
Direção e Concepção: Deto Montenegro
Textos incidentais: Igor Pires
Músicas: Oswaldo Montenegro
Assistente de direção: Tabata Contri
Elenco: alunos do Projeto Mix Menestréis
Menestréis Convidados: Paulinho Dias, Rafael Baptista e Kuky Sanchez

OBS: O espetáculo marca o início da programação da "Semana da Pessoa com Deficiência", que em Resende é viabilizada pelo Programa Gente Eficiente, realizado por meio de uma ação integrada entre: Superintendência de Eventos e Integração, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Ação Social. 

 

Palavras chaves: XII FESTIVAL DE TEATRO DE RESENDE
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