28/05/2009

Vistoria no transporte escolar acontece nesta sexta-feira

Fiscalização será realizada no Parque de Exposições

Vistoria no transporte escolar acontece nesta sexta-feira

A Prefeitura de Resende, através da Diretoria de Transporte e Mobilidade, órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-estrutura e Segurança, realiza nesta sexta-feira, dia 29 de maio, a primeira inspeção do transporte escolar neste ano.  A vistoria acontecerá no Parque de Exposições da cidade, de 8 às 11 horas e de 13 horas às 16h30m. A realização da vistoria atende normas estabelecidas pelo novo Código de Trânsito Brasileiro.

De acordo com o diretor de Transporte e Mobilidade, Roque Cerqueira, 26 itens de segurança do veículo serão inspecionados. Atualmente, 18 veículos estão cadastrados para o serviço de transporte escolar no Município e deverão ser submetidos à vistoria.

- Entre os itens a serem verificados estão as condições dos pneus, a conservação da lataria, o bom funcionamento das luzes de sinalização, a validade do extintor e a pintura na lataria que informa a finalidade do veículo para o transporte de estudantes – disse o diretor.

Após a vistoria, os veículos aprovados receberão um adesivo emitido pela Prefeitura atestando que os mesmos se encontram aptos para o serviço de transporte escolar. Além disto, os responsáveis pelos carros vão ganhar uma autorização expedida pelo DETRAN, a qual deverá ser afixada na parte interna.

Roque ressaltou que o condutor de veículo de transporte escolar precisa atender algumas exigências para prestarem este tipo de serviço, como ter idade acima de 21 anos, possuir carteira de habilitação na categoria D, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, e não ser reincidente em infrações médias durante os 12 últimos meses.

- Oriento os pais para que no momento de contratar este tipo de serviço exijam a apresentação de todo os documentos comprovando que o proprietário passou pela inspeção e está apto a prestar o serviço – alertou Roque, acrescentando que eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 2108-0877 ou pessoalmente, na Diretoria de Transporte e Mobilidade, no Centro Administrativo da Beira-Rio.

Palavras chaves: SEGURANÇA