02/02/2010

Vistoria do transporte escolar acontece no Parque de Exposições

Objetivo da fiscalização é garantir condições para o aprendizado dos alunos

Vistoria do transporte escolar acontece no Parque de Exposições
Por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, a Prefeitura realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 03 e 04 de fevereiro, a primeira vistoria deste ano dos veículos responsáveis pelo transporte escolar dos alunos residentes na Zona Rural de Resende. A vistoria, cuja realização é estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro, acontecerá no Parque de Exposições, de 8 horas às 15h30m, com intervalo para almoço entre 11h30m e 15 horas. Segundo as normas fixadas pelo Código de Trânsito Brasileiro, as vistorias no transporte escolar devem ocorrer duas vezes por ano (uma vistoria a cada semestre, portanto). Entre os itens que serão vistoriados nesta semana pela Prefeitura estão os seguintes: estado de conservação dos pneus, condições da pintura e da lanternagem dos veículos, funcionamento dos espelhos retrovisores (dianteiro, direito e esquerdo), cintos de segurança, validade do extintor de incêndio, buzina, faroletes, luzes alta e baixa, limpadores de pára-brisa, lanternas dianteira e traseira, além do funcionamento dos canos de descarga. O superintendente de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Roque Cerqueira, destaca a importância da vistoria para a segurança dos estudantes da rede pública em Resende. - A administração do prefeito José Rechuan vem trabalhando desde o ano passado no sentido de assegurar as boas condições do sistema de veículos encarregados de promover o acesso dos alunos das escolas públicas de casa para a sala de aula, e vice-versa. O comprometimento da Prefeitura é com o transporte de qualidade, pois o serviço deve ser considerado de fundamental importância visando assegurar este direito básico de todo e qualquer cidadão: o direito ao ensino – disse Roque. A vistoria desta semana vai fiscalizar ainda se os veículos estão de acordo com outras normas do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece, por exemplo, a obrigatoriedade da autorização emitida pelo órgão público competente, no caso a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito; a pintura de faixa horizontal na cor amarela, com 40 centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira, destacando a palavra Escolar em preto, além da idade mínima de 21 anos para o condutor, que deverá ser habilitado na categoria D, e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima. REFORMA DE ESCOLA – O prefeito José Rechuan (DEM) reafirmou, na manhã desta terça-feira, dia 02, que a melhoria das condições de ensino dos alunos, bem como de trabalho para os profissionais da Educação, tem sido uma das prioridades do seu governo. Ele reafirmou que as escolas rurais, “obviamente”, também estão inseridas nesta proposta, lembrando que, em dezembro passado, a Prefeitura entregou as obras de revitalização da Escola Municipal de Souza Aguiar, na Bagagem, que recebeu os seguintes serviços: reparos nos sistemas hidráulico e elétrico; adequação dos espaços; troca de janelas; troca de peças sanitárias; pintura externa e interna e troca do exaustor, o que significou a melhora da ventilação na unidade. Além disso, a escola recebeu computadores novos ligados à Internet.
Palavras chaves: SEGURANÇA