07/02/2013

Nesta semana, regiões do Centro, Manejo e Grande Alegria são atendidas

Vistoria aos imóveis do município acontece durante todo o ano

Crédito: Divulgação - PMR

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), divulgou a programação do trabalho de prevenção à Dengue. Durante esta semana, cerca de 40 agentes comunitários de saúde inspecionam residências nas regiões do Centro, Manejo e Grande Alegria.

Segundo o coordenador do CCZ, Rafael de Carvalho, durante o ano acontecem ciclos para cobertura e monitoramento do mosquito transmissor da Dengue no município. Eles são realizados de janeiro a dezembro e têm a duração de aproximadamente 40 dias. O objetivo é verificar focos do mosquito transmissor da dengue e orientar moradores sobre as medidas de prevenção.

- Uma das principais dificuldades dos agentes é o acesso às residências. Por isso, solicitamos a colaboração dos moradores na recepção dos profissionais. Neste período de chuvas o trabalho de prevenção é muito importante - ressalta o coordenador.

O cronograma desta semana prevê ações nos bairros Campos Elíseos, Jardim Tropical, Bairro Comercial, São Januário, Vila Araújo, além da região da Boca do Leão (Resende/Barra Mansa) e Estrada da Limeira (Resende/Arapeí). As visitas estão sendo feitas também nos bairros Casa da Lua, Manejo, Vila Julieta, Jardim Oeste, Boa Vista I e II, Vila Isabel, Toyota, Jardim Primavera.

- Em algumas regiões a ação foi iniciada na semana passada e serão concluídas nos próximos dias - informa o coordenador do CCZ, lembrando que neste trabalho as equipes utilizam materiais para a coleta de larvas, larvicidas para caixas d'água, entre outros equipamentos.

Além das visitas diárias, o Centro de Controle de Zoonoses atua em casos de suspeita de Dengue, ação intitulada de "bloqueio". O objetivo é eliminar os focos do mosquito com a aplicação de inseticidas. Ela é realizada com o apoio do Setor de Epidemiologia da Prefeitura, que no mês de janeiro registrou 40 casos suspeitos. Desse total, um foi confirmado, um descartado e os demais aguardam o resultado final das análises.

Palavras chaves: SAÚDE