29/08/2012

Visitas orientadas da AMAR irão beneficiar 1.800 pessoas até o final do ano

Objetivo é conscientizar a população e promover a preservação do meio ambiente

Visitas orientadas da AMAR irão beneficiar 1.800 pessoas até o final do ano

Crédito: AMAR/PMR

A AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende) encerrará o ano de 2012 com um saldo de cerca de 1.800 pessoas atendidas pelo Projeto Visitas Orientadas, realizado através do Programa Municipal de Educação Ambiental da agência, atingindo a meta do órgão, de realizar 45 visitas durante todo este ano letivo. Implantado em 2009, o projeto integra os Programas Municipais de: Educação Ambiental, de Gestão de Unidades de Conservação e de Gestão de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva e conta com parceria da Viação São Miguel, que cede um ônibus para as visitas, que são realizadas uma vez por semana, levando em cada uma cerca de 45 pessoas.

- Os locais de visitas incluem áreas de relevância socioambiental de Resende como o Parque Natural Municipal Cachoeira da Fumaça, a APA (Área de Proteção Ambiental) da Serrinha do Alambari, Aterro Controlado, Galpão de Triagem da Coleta Seletiva Domiciliar, Horto Municipal, Área de Reflorestamento Urbano Morro da Torre, entre outras áreas - explica a coordenadora do CREAR (Centro de Referência de Educação Ambiental de Resende), responsável pelo desenvolvimento do projeto, Rosângela Vieira, salientando que o projeto é desenvolvido junto a escolas das redes municipal, estadual e particular de Resende e até de outras cidades, de universidades, associações de moradores, grupos de terceira idade e outras entidades ou grupos interessados em participar.

Segundo Rosângela, o principal objetivo do projeto é realizar atividades educativas para ampliar o interesse do público, fornecer informações e fomentar a participação de indivíduos no uso e na sustentabilidade das áreas naturais, assim com também na participação da Coleta Seletiva junto ao município de Resende. Em cada roteiro, os participantes aprendem todos os dados técnicos do local visitado, como por exemplo a quantidade de lixo produzida na cidade.

- Desde 2009 o projeto vem sendo ampliado gradativamente. Inicialmente nós promovíamos as visitas nas datas de comemoração relacionadas ao meio ambiente, como Semana do Meio Ambiente, Dia da Água, Dia da Árvore. No primeiro ano realizamos 12 visitas. Já em 2010, foram 20 visitas, passando para 30, em 2011, e este ano chegamos a 45, mobilizando mais de 100 instituições. Nossa meta para 2013 é realizar 100 visitas durante todo o ano letivo, de março a dezembro, ampliando o roteiro de visitas para outras localidades fora de Resende - afirmou a coordenadora.

Nesta quinta-feira, dia 30 de agosto, a visita será feita com alunos do Colégio Estadual Oliveira Botelho, na ETE da Servatis, que faz o tratamento de esgoto da região das Barras. Na sexta-feira, dia 31, alunos da Escola Municipal Maria Helena Rafael, de Quatis, visitarão o aterro controlado de Resende e o galpão de reciclagem da coleta seletiva Recicla Resende, ao lado do Parque de Exposições. Em março, o projeto recebeu alunos de intercâmbio do Projeto Jovens Multiplicadores da Alemanha, África do Sul, além de um visitante da República Federal da Bósnia Herzegovina, que puderam conhecer de perto o Aterro Controlado.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL - Desde junho deste ano, 62 pessoas entre professores do Ensino Básico das redes de ensinos municipal, estadual e privada; graduandos do Ensino Superior dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental, além de técnicos da área ambiental estão participando do curso de "Formação Socioambiental - Agenda 21 Escolar no contexto da sociedade sustentável", que faz parte do Convênio de Cooperação Técnica Institucional realizado entre a AMAR e a UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

O curso é uma oportunidade aos participantes de vivenciarem práticas de sustentabilidade socioambiental colaborativas e solidárias que serão replicadas em seus respectivos projetos. O curso, realizado em módulos, será encerrado em setembro, com o módulo de elaboração de projetos. A partir daí, os alunos elaborarão seus projetos, e os trabalhos selecionados serão expostos até maio de 2013.

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE