Assistência Social e Direitos Humanos

Serviços essenciais vão ser oferecidos próximo à Escola Júlio Verne

Vila Vicentina recebe ação itinerante da Secretaria de Assistência Social

Crédito: Divulgação - Ouvidoria do Município

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza nesta quarta-feira (24 de agosto), mais uma edição do projeto Ação Itinerante. Desta vez vão ser atendidos moradores do bairro Vila Vicentina, entre 9 e 16 horas, próximo à Escola Municipal Júlio Verner. Cerca de 300 famílias já foram atendidas nas dez edições da ação itinerante promovidas pela Prefeitura na área de assistência social. O projeto tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos essenciais. Cerca de 20 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, agentes de programa, pedagogos e auxiliares administrativos estarão na Vila Vicentina para atender as famílias, prestando serviços que incluem cadastramento para o Programa Bolsa Família e a Tarifa Social de Água e Energia Elétrica; orientações sobre benefícios sociais; Oficina de Sabão (Projeto Inclusão Produtiva); Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos; Conselho Tutelar; cadastramento de currículos profissionais com o apoio do SINE (Sistema Nacional de Emprego); exercícios de ginástica laboral; e atividades da Brinquedoteca, destinada exclusivamente às crianças. Ainda estarão disponíveis ações da Ouvidoria Geral do Município e do NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento a Mulher). A ideia do projeto Ação Itinerante é ofertar a todos os moradores, os serviços que diariamente são disponibilizados pelas quatro unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que se localizam nos bairros Jardim Esperança, Itapuca, Toyota e Lavapés. Neste ano, já foram realizadas ações itinerantes em Visconde de Mauá, Engenheiro Passos, Serrinha do Alambari (foto), Bulhões, Acampamento Terra Livre, Baixada da Olaria, Bagagem e Fazenda da Barra II. - Oferecemos ao cidadão durante essas ações nas comunidades todos os serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica, Proteção Social Especial e também alguns equipamentos da nossa rede social, que normalmente são encontrados nos CRAS – destaca a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura, Marly Ceccoline Cortona, acrescentando que a realização do programa mostra também a presença da administração municipal nos bairros e distritos da cidade. CRAS ITINERANTE – No próximo dia 31 de agosto, o ônibus do CRAS Itinerante estará visitando o distrito de Sertãozinho, na Zona Rural, de 09 às 16 horas, levando para a comunidade todos os serviços sociais oferecidos pela Prefeitura na área urbana. O ônibus do programa, que foi doado ao Município pela Transportes Urbanos São Miguel e adaptado pelas empresas MAN Latim América e BMB Mode Center, é composto por duas salas reservadas ao atendimento das famílias. Além dos mesmos serviços oferecidos na Ação Itinerante, no ônibus, a equipe do CRAS realiza um diagnóstico sócio-territorial dos distritos, visando produzir informações sobre perfil do território, capaz de identificar situações de alerta e oportunidades relativas aos seus processos e resultados. A partir disso, são definidas as intervenções sociais a serem fortalecidas nas comunidades pelo Município. - A proposta da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos é visitar até o final deste ano, todas as comunidades da Zona Rural com o ônibus do CRAS Itinerante – comenta o assessor técnico do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Rodrigo Arcanjo, lembrando que a primeira comunidade atendida pelo CRAS Itinerante foi a Bagagem, na região da Vila da Fumaça.
Palavras chaves: PREFEITURA PRESENTE