Resende

18° Min32º Max

Selo prevenção do site

Assistência Social e Direitos Humanos

17/07/2013

VII Conferência Municipal de Assistência Social apresenta mais de 40 propostas

Benefícios para idosos e para população de rua foram destaque

VII Conferência Municipal de Assistência Social apresenta mais de 40 propostas

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

   Entre os principais pontos definidos pela VIII Conferência Municipal da Assistência Social, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, estão a criação de um albergue ou casa de passagem para migrantes e população de rua e de um Centro Dia para idosos. O evento aconteceu na última sexta-feira e sábado (dias 12 e 13). 

   De acordo com o secretário, Alfredo de Oliveira, essas propostas já estão sendo estudadas pela administração municipal. No caso do abrigo para população de rua, o secretário explicou que Resende não tem número de habitantes que permita a criação de um albergue com cofinanciamento com os governos estadual ou federal.

   - O albergue é indicado a municípios com mais de 200 mil habitantes, o que não é o caso de Resende. Mas a nossa sugestão é a implantação de uma Residência Inclusiva, onde migrantes e população de rua tivessem um local para pernoite, mas continuariam a realizar as atividades no CentroPop - afirmou Alfredo de Oliveira.

   Atualmente, Resende conta com o Centro de População de Rua (CentroPop), que oferece aos cidadãos nessa situação alimentação, banho, guarda de pertences, apoio psicológico, acesso aos serviços públicos na área de saúde e assistência social, busca pelo restabelecimento dos vínculos familiares, entre outros.

   O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Segundo o secretário de Planejamento, a equipe da unidade já iniciou um levantamento de quantos usuários teriam necessidade da Residência Inclusiva, para buscar parcerias a fim de implantar o serviço no município.

   Em relação ao atendimento aos idosos, o secretário de Assistência Social afirmou que a ideia da Prefeitura é firmar um convênio com o Asilo Nicolino Gulhot, para que idosos com dificuldades de locomoção, deficientes ou que ficam sozinhos possam passar o dia no local.

   - Com a criação desse Centro Dia, esses idosos seriam transportados até o Asilo, onde já existe uma estrutura disponível, com cuidadores e técnicos capacitados. Lá, eles participariam de atividades lúdicas e de lazer, teriam companhia e todo o cuidado necessário - acrescentou.

   Na abertura do evento, o prefeito José Rechuan destacou a importância de se ter um assistencialismo social bem estruturado no município.

   - O segredo da Assistência Social é o intersetorialismo. Ninguém faz nada sozinho e, por isso, é importante trabalhar em rede. E é através desse trabalho que a gente pode oferecer uma cidade melhor, com melhor qualidade de vida à população - destacou Rechuan.

 

 

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados