15/10/2019
VI SEMINÁRIO REGIONAL DE FISIOTERAPIA ACONTECERÁ NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 17
Com o tema “Direito e Saúde”, as palestras serão ministradas no auditório da Aciar, no bairro Campos Elíseos
Crédito: Carina Rocha
O VI Seminário Regional de Fisioterapia será promovido nesta quinta-feira, dia 17, no auditório da Aciar (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Resende), no bairro Campos Elíseos. O encontro gratuito, que pretende reunir profissionais da área das redes pública e privada, é realizado pela Prefeitura de Resende, por meio da Diretoria de Fisioterapia do Município, ligada à Secretaria de Saúde, e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região do Médio Paraíba II, implantado em 2011. Pelo Cerest, este já é o XXVI Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador. O evento acontecerá entre 8h30 e 16h30, na sede da Aciar, situada na Avenida Marechal Castelo Branco, 4º andar.
Com o tema “Direito e Saúde”, o foco do encontro será a atuação dos profissionais de fisioterapia, dando ênfase em relação ao direito médico e às questões da saúde do trabalhador. O seminário será ministrado por dois convidados, que são especialistas em Direito Médico. O palestrante Daniel Roxo de Paula Chiesse é mestre em Direito e exerce a função de coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Perícia do Curso Êxito. A outra palestrante é mestranda em Direito da Saúde e professora da Pós-Graduação em Direito Médico e Perícia do Curso Êxito. Ela também é membro da Comissão de Direito Médico da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Rio de Janeiro e da OAB do Guarujá, em São Paulo.
A diretora de Fisioterapia do Município, Caroline Afonso Camoleze, destacou que o seminário da área ocorre anualmente, com o objetivo de oferecer mais conteúdo aos profissionais e atualizá-los quanto às inovações.
— A intenção é sempre disponibilizar temas variados que agreguem valores éticos, além de conhecimento técnico inovador. O fisioterapeuta deve estar em constante atualização para acompanhar as necessidades dos pacientes com novas metodologias e evoluções tecnológicas e estar ciente dos seus direitos e deveres profissionais. A temática abordada desta vez propõe uma reflexão no sentido de ajustar as ciências médico-biológicas às jurídicas. Serão debatidos assuntos como: Judicialização da Saúde; Responsabilidade Civil; Prontuário; Perícia; e Termos de Consentimento Formado – reforçou a diretora.
A coordenadora do Cerest, Bruna Ettore, acrescentou que 50 interessados se inscreveram gratuitamente para o evento, lembrando que os temas em pauta são de grande relevância para os profissionais. “Todo ano, o encontro visa abranger questões pertinentes à saúde do trabalhador. Nesta edição, os palestrantes vão orientar os profissionais quanto à parte legal, ou seja, como devem atuar de acordo com as ferramentas jurídicas. Será um tema diferenciado, que está em expansão, proporcionando informações necessárias para atender às demandas judiciais sobre a saúde”, frisou.
Palavras chaves: Seminário, Fisioterapia, Direito E Saúde, Direito Médico, Aciar, Cerest