12/08/2011

Vacinação contra paralisia infantil mobilizará 350 profissionais em Resende

Mais de oito mil crianças deverão ser imunizadas neste sábado

Vacinação contra paralisia infantil mobilizará 350 profissionais em Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Os pais ou responsáveis por crianças de zero a cinco anos incompletos devem levá-las neste sábado, dia 13, a um dos postos que estarão aplicando as doses da vacina contra a paralisia infantil.

A campanha, que será realizada de 8 às 17 horas, acontece em todas as unidades de saúde do município. Ao todo, 48 locais de vacinação vão funcionar no Município.

A vacinação em Resende mobilizará cerca de 350 pessoas, entre profissionais de saúde; estudantes do curso técnico de Enfermagem do Colégio José Rodrigues; do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); acadêmicos de enfermagem da Universidade Estácio de Sá e professores da rede municipal de ensino.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura, Dalva Regina Lomeu de Almeida, “é importante que pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação das crianças”.

- Através da apresentação desta carteira, os funcionários dos postos poderão verificar se a criança está com as vacinas em dia. Todas as crianças com até cinco anos devem comparecer aos postos, mesmo as que já receberam as doses na primeira etapa da campanha – ressaltou a coordenadora.

A vacinação contra a paralisia infantil neste sábado deverá imunizar 8.190 crianças. A meta do Ministério da Saúde é alcançar pelo menos 95 por cento do público alvo em cada cidade.

Segundo o Centro Municipal de Imunização, na primeira etapa da vacinação contra poliomielite (foto), a Secretaria Municipal de Saúde ultrapassou a meta nacional, que também era de 95 por cento: a Prefeitura conseguiu imunizar 8.157 crianças, o que representou uma cobertura de 99,60 por cento.

LOCAIS DE VACINAÇÃO – As doses de vacinas na campanha deste sábado serão aplicadas em 23 módulos do Programa Saúde da Família, três Unidades Básicas de Saúde, 16 postos de vacinação em locais estratégicos no Município e quatro postos móveis.

Nas áreas rurais e locais de difícil acesso, a vacinação foi antecipada. Uma equipe móvel já está atuando nos seguintes locais: Boca do Leão, Bulhões (Resende), Comunidade Terra Livre, Monte Castelo, Fazenda da Glória, Zona Rural de Engenheiro Passos e Vargem Grande (área em torno do Hotel  Cabanas dos Lagos).

Outros postos de vacinação também vão funcionar na área urbana. São eles: calçadão da Avenida Albino de Almeida, Rodoshopping Graal, Resende Shopping, Parque das Águas, AMCHA (Associação de Moradores e Amigos da Cidade Alegria), Shopping Pátio Mix e Bob’s, além das escolas Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Bernarda Brandão (Vila Moderna), Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Sagrado Coração (Lavapés), Francisco Tavares (Sertãozinho), Escola de Educação Pré-escolar Bairro Alambari e AEDB (Associação Educacional Dom Bosco).

Palavras chaves: VIDA SAUDÁVEL