12/03/2014

Vacinação contra HPV para meninas de 11 a 13 anos de idade acontecerá ao longo de todo o ano

O vírus é um dos principais causadores do câncer de colo de útero

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Paragarantir a proteção contra o vírus HPV, a Secretaria de Saúdeiniciou no dia 10 de março, a Campanha de Vacinação contra oPapilomavírus Humano (HPV) em todos os postos públicos de saúde deResende. Ao longo de todo o ano serão vacinadas meninas de 11 a 13anos.

Ovírus HPV é um dos principais causadores do câncer de colo deútero, e o objetivo da campanha é reduzir os índices demortalidade pela doença no país.

Asmeninas devem ficar atentas pois são três doses da vacina, sendoque a segunda deve ser administrada seis meses depois da primeiradose; e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Segundoo Ministério da Saúde, a vacina passa a fazer parte do calendáriobásico de vacinação oferecido gratuitamente pelo Sistema Único deSaúde (SUS), respeitando as faixas etárias estabelecidas. Em 2014,serão atendidas meninas de 11 a 13 anos de idade; e em 2015, aimunização será estendida também para meninas de nove a 11 anos.Em 2016, a vacina passa a ser ofertada para toda menina a partir denove anos.

OPapilomavírus Humano é transmitido pelo contato direto com pele oumucosas infectadas por meio de relação sexual e a vacina contra oHPV tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não tiveramcontato com o vírus, por isso o Ministério da Saúde deupreferência para essas faixas etárias.

Aenfermeira Maria Regina de Paula, responsável pelo Centro Municipalde Imunização de Resende, explica que aproximadamente 100% doscasos de câncer do colo do útero estão relacionados à infecçãopor HPV. A evolução da doença é muito lenta e geralmente nãoapresenta sintomas.

-A cada dois minutos uma mulher morre em virtude do câncer de colo deútero no mundo. Segundo estimativas, 80% das mulheres sexualmenteativas terão infecções por HPV antes dos 50 anos. Mas é bomdestacar que a contaminação não é sinal de promiscuidade -reforçou.

Aenfermeira alerta também que a vacinação não exclui as ações deprevenção, como o uso da camisinha e o exame Papanicolau, indicadopara mulheres que já iniciaram a vida sexual.

Maisinformações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3381-4830.

Clique aqui e confira.

Palavras chaves: Vacinação