03/07/2014
Vacinação contra HPV continua em todas as unidades de saúde
Secretaria de Saúde alerta para segunda dose a partir de setembro
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A vacinação contra HPV, fundamental para garantir a proteção contra o Papilomavírus, que é um dos principais causadores de câncer de colo de útero, continua em todas as unidades de saúde de Resende.
A Secretaria de Saúde alerta que, a partir de setembro, as meninas de 11 a 13 anos vacinadas, devem voltar aos postos de saúde para a segunda dose, que deve ser administrada com intervalo de seis meses da primeira. Após cinco anos, as adolescentes vão receber a terceira dose, de reforço.
Em três meses de vacinação, mais de 2.500 meninas já receberam a primeira dose da vacina contra HPV em Resende. O número representa 88,14% do público-alvo, formado por 2.850 adolescentes. A meta era vacinar 80% deste grupo.
O secretário de Saúde, Daniel Brito, ressaltou a importância da imunização, já que o vírus é um dos principais causadores do câncer de colo de útero, e o objetivo da campanha é reduzir os índices de mortalidade pela doença no país.
- São vacinas caras, que representaram um grande investimento por parte do Ministério da Saúde, para garantir a proteção dessas futuras mulheres. E a vacina é segura, não apresenta nenhum tipo de reação - explica o secretário.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina passa a fazer parte do calendário básico de vacinação oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), respeitando as faixas etárias estabelecidas. Em 2014, serão atendidas meninas de 11 a 13 anos de idade. No ano que vem, a imunização será estendida também para crianças do sexo feminino de nove a 11 anos. Em 2016, a vacina passa a ser ofertada para toda menina a partir de nove anos.