03/08/2010

Vacinação contra febre aftosa alcança marca inédita em Resende

Cerca de 45 mil animais bovinos são imunizados, o que representa 99,9 por cento do rebanho

Vacinação contra febre aftosa alcança marca inédita em Resende

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Na primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Resende deste ano, realizada no mês de maio, o Município alcançou uma marca inédita: 99,99 por cento do rebanho bovino (foto) foram imunizados, o que corresponde a cerca de 45 mil animais vacinados. A meta inicialmente estabelecida pela Prefeitura era 98 por cento. As informações foram divulgadas na manhã desta terça-feira, dia 03 de agosto, pelo secretário municipal de Agricultura e Pecuária, José Antônio de Carvalho Pinto, que recebeu os dados na véspera, da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro). Para o secretário, o número significativo de animais vacinados “pode ser considerado um dos resultados positivos das ações realizadas pela administração do prefeito José Rechuan visando apoiar o setor da agropecuária, que representa uma das atividades principais da economia de Resende”. A campanha contra a febre aftosa foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, em parceria com a EMATER-RJ, o Sindicato Rural de Resende e a ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende). - O fato de Resende ter vacinado praticamente cem por cento do rebanho bovino é um sinal de que estamos conseguindo conscientizar os produtores a respeito da importância da imunização, e do quanto isso é fundamental também para o desenvolvimento econômico do nosso município. Já na etapa ocorrida em novembro do ano passado, tínhamos conseguido aumentar o percentual de animais vacinados para 97 por cento, índice maior do que os números registrados em governos anteriores, cujos percentuais não ultrapassavam 88 por cento – disse o secretário.
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO RURAL