13/06/2011

Vacinação contra a gripe: Resende ultrapassa meta do Ministério da Saúde

No caso dos profissionais de saúde, número de imunizados chegou a quase 140 por cento no Município

Vacinação contra a gripe: Resende ultrapassa meta do Ministério da Saúde

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, ultrapassou a meta do Ministério da Saúde para a Campanha Nacional Contra a Gripe Influenza. O relatório parcial, fechado no último dia 10 de junho (sexta-feira), mostra que, no geral, o Município vacinou 16.253 moradores (foto), de um total estimado de 19.239, o que significa uma cobertura de 84,48 por cento. A meta estabelecida para as cidades brasileiras pelo ministério era de 80 por cento. O município conseguiu atingir a meta de 80 por cento preconizada pelo Ministério da Saúde em três grupos. Foram vacinadas 2.205 crianças entre seis meses e dois anos de idade, com 88,59 por cento de cobertura. Já no grupo de profissionais da saúde, o número de pessoas imunizadas chegou a 2.324, atingindo 139,58 por cento dos profissionais do setor. Com relação aos idosos com 60 anos ou mais de idade, foram vacinados 10.932 pessoas, ou seja, 81,34 por cento. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Dalva Regina Lomeu de Almeida, de todos os grupos que devem ser vacinados, somente o número de gestantes está abaixo da meta estabelecida. Foram vacinadas até o inicio do mês, 792 grávidas, ou seja, 48,15 por cento da meta, que é de 1.645. A coordenadora pede aos pais para ficarem atentos, pois as crianças de seis meses a dois anos deverão tomar a segunda dose da vacina 30 dias após a aplicação da primeira. As unidades de saúde da Cidade da Alegria, do Manejo, de Engenheiro Passos, do Paraíso e o Posto Resende, localizado em frente ao Colégio Santa Ângela, no Centro, continuam disponibilizando as doses da vacina para aqueles que se encaixam nos públicos previstos. A vacina imuniza contra a gripe sazonal e o vírus H1N1, a gripe A, que se disseminou pelo mundo em 2009. Estudos apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que a vacina contra a gripe reduz em mais de 50 por cento as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e 32 por cento do total de internações por pneumonia. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. As únicas contra-indicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Vale ressaltar que pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia. Quem estiver com gripe ou apresentado estado febril ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar melhorar, para depois se vacinar.
Palavras chaves: RESULTADO ACIMA DO ESPERADO