25/04/2011

Vacinação contra a gripe é realizada em 25 postos na cidade

Prefeitura irá às residências para imunizar idosos acamados

Vacinação contra a gripe é realizada em 25 postos na cidade

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 25 de abril, às 8 horas, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza 2011, do Ministério da Saúde, que tem como slogan “Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS”.

A meta da Prefeitura é vacinar 80 por cento dos grupos alvos para a vacinação em Resende. Estes grupos são os seguintes: população a partir de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para influenza, crianças de 6 meses a menores de 2 anos; e gestantes, independente do período gestacional.

A campanha será realizada até o dia 13 de maio. Durante este período todos os postos de saúde, entre módulos do Programa de Saúde da Família e unidades básicas estarão funcionando e oferecendo a vacina contra influenza, das 8 às 17 horas.

Além disso, durante a campanha haverá um posto de vacinação volante percorrendo a zona rural e ainda creches e abrigos para realizar a imunização em crianças dentro da faixa etária prevista na campanha.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Dalva Regina Lomeu de Almeida, os profissionais da saúde estão sendo vacinados pela equipe volante, que percorre todas as unidades, entre elas o Hospital Municipal de Emergência,  o Hospital SAMER, a APMIR (Associação de Proteção à Infância e à Maternidade de Resende) e o hospital da AMAN (Academia Militar das agulhas Negras).

- Os pais devem ficar atentos, pois as crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade deverão receber duas doses da vacina: a primeira dose até o dia 13 de maio e a segunda dose 30 dias após a primeira – ressaltou a coordenadora.

No próximo sábado, dia 30 de abril, o Ministério da Saúde realiza o Dia D de Combate à Gripe. Neste dia, todas as unidades de saúde da zona rural (Jacuba, Rio Preto, Pedra Selada, Fumaça, Capelinha, Serrinha e Mauá) estarão funcionando das 8 às 17 horas.

Já na zona urbana vão aplicar doses da vacina neste dia os seguintes postos: Manejo, Cidade Alegria, Centro Municipal de Imunização (em frente ao Colégio Santa Ângela), Jardim Primavera,  Jardim Alegria/Beira Rio, Baixada da Olaria, Itapuca, Novo Surubi,  Surubi Velho, Vila Vicentina, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, São Caetano, Paraíso, Bairro Cabral, Morro do Cruzeiro e Engenheiro Passos, além de um posto de imunização no Resende Shopping.

Idosos que vivem em asilos ou abrigos ou que estejam  hospitalizados e tenham indicação para a vacina, receberão a dose através de posto volante no Dia D.

Segundo Dalva, outra estratégia do município será a garantia da vacina para idosos acamados , que irão receber a vacina em suas residências também através de uma equipe volante de vacinação. Mas para que seja realizada a vacinação em idosos acamados é necessária agendamento prévio por telefone com o Programa de Imunização, cujo número é 3381-4830.

Palavras chaves: SAÚDE