20/05/2011

Município já atingiu 70 por cento da meta estabelecida pelo Governo Federal

Vacinação contra a gripe é prorrogada em Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 e a gripe comum foi prorrogada até a próxima sexta-feira, dia 27 de maio. Portanto, a imunização continua sendo realizada em todas as unidades de saúde, das 8 às 17 horas, entre segunda e sexta, para idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, profissionais de saúde e gestantes. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Dalva Regina Lomeu de Almeida, até a tarde desta quinta-feira, dia 19, já tinham sido vacinadas em Resende 13.488 pessoas, o que representa um percentual de 70,11 por cento de cobertura. O Ministério da Saúde estipulou como meta uma cobertura de 80 por cento. Do total de pessoas vacinadas, o resultado por grupos é o seguinte: 9.078 idosos (67,54 por cento); 1.732 crianças de seis meses a dois anos (69,59 por cento) e 682 gestantes (41,46 por cento). Dalva destaca que, no caso dos profissionais de saúde (foto), o número de pessoas imunizadas já ultrapassou o índice de 100 por cento. Até agora foram vacinados 119,88 por cento deste segmento. - Aqueles que ainda não procuraram uma unidade de saúde para tomar a vacina terão mais uma semana para se proteger da gripe. A vacina é segura e só não deve ser tomada por quem tem alergia à proteína do ovo, que é a base da vacina - explicou Dalva. Raramente podem ocorrer febre baixa, mal-estar e dor no corpo, reações que em geral desaparecem espontaneamente em 24 a 48 horas.
Palavras chaves: SAÚDE