Desenvolvimento Rural

29/08/2013

Várias estradas rurais do município passam por recuperação

Objetivo é garantir escoamento de produções agrícolas e tráfego de veículos

Várias estradas rurais do município passam por recuperação

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, está intensificando as ações do programa de recuperação das estradas rurais, que teve início do mês de junho. O objetivo é garantir o escoamento de produções agrícolas e o tráfego de veículos, quando retornar o período das chuvas.

- Estamos trabalhando paralelamente em três localidades do município, aproveitando a época de estiagem. Este trabalho de recuperação das estradas vai até a segunda quinzena de outubro. Após este período, mantemos o cronograma de manutenção realizado durante todo o ano pela Prefeitura - ressalta o secretário da pasta, Miguel Dias.

Dos 750 quilômetros de estradas rurais existentes no município, 50 por cento já receberam os serviços de recuperação. Atualmente, estão sendo contemplados com as melhorias trechos do Morrão, região que fica no bairro Morada da Colina, em frente ao Parque de Exposições; a estrada que liga Resende a Arapeí e Formoso (SP); parte da estrada do Morro Grande, que dá acesso ao distrito de Fumaça; e estradas vicinais do distrito de Engenheiro Passos.

O trabalho consiste em limpeza, roçada, corte d'água e recapeamento em saibro e escória. Estão sendo utilizadas máquinas como carregadeira, retroescavadeira, motoniveladora e caminhões. Além dos profissionais que operam os equipamentos, a Prefeitura disponibilizou operários para executar serviços de limpeza e roçada.

De acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria, a região da Boca do Leão será a próxima a receber o programa de recuperação das estradas. A previsão é que o trabalho tenha início ainda nesta semana.

Palavras chaves: ÁREA RURAL