04/08/2010

Secretaria Municipal de Obras já iniciou a limpeza da área

UPA será construída na Grande Alegria em terreno aprovado pelo Estado

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Obras iniciou nesta quarta-feira, dia 04, os trabalhos de limpeza do terreno na entrada da Cidade Alegria onde começa a ser construída na próxima semana o prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento do Município).

A obra – que terá 1.500 metros de área construída – será feita em um terreno localizado na Avenida Três, no bairro Nova Resende, próximo à entrada da Cidade Alegria, para quem vem da Estrada Resende-Riachuelo.

O local foi definido pelos técnicos do Governo do Estado, que realizaram uma vistoria no terreno na tarde do dia 29 de junho. Esta vistoria contou com as presenças dos secretários municipais Daniel Brito (Saúde) e Rubens Almada (Obras), além do coronel Fernando Suarez, responsável pelo projeto da UPA na administração estadual. Na foto, da esquerda para a direita, Suarez, Brito e Almada.

A construção da UPA em Resende, que funcionará em Resende por meio de uma parceria da Prefeitura com o governo estadual, foi solicitada pessoalmente pelo prefeito José Rechuan (DEM) ao governador Sérgio Cabral (PMDB), durante uma das três audiências entre as duas autoridades realizadas em 2009, no Rio de Janeiro.

Segundo Rechuan, a vinda da unidade “reforça de forma significativa todo o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Resende no sentido de melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento médico de emergência no Município”.

Na manhã de ontem, terça-feira, dia 03 de agosto, técnicos da empresa Metalúrgica Valença e da construtora Campos Guerra, contratadas pelo Governo do Estado para a construção da unidade, estiveram na área escolhida com o objetivo de acertar os últimos detalhes voltados ao início das obras.

No caso desta visita, os técnicos foram acompanhados pelos secretários municipais Rubens Almada (Obras) e Marcial Correa (Serviços Públicos), além do coordenador de Defesa Civil da Prefeitura de Resende, coronel Marco Resende, e dos vereadores Kiko Besouchet (PP) e Mirim (DEM).

Segundo os técnicos, o prédio da UPA deverá estar concluído em 45 dias, o que fez a Prefeitura planejar a inauguração da unidade para o dia 29 de setembro, durante as comemorações do aniversário de Resende. Caberá ainda à Prefeitura, durante a etapa de construção da unidade, a realização de serviços externos, como a construção do estacionamento para ambulâncias e outros veículos.

Visando atender os pacientes atendidos pela UPA, a Prefeitura também já solicitou à Transportes Urbanos São Miguel a implantação de uma linha de ônibus para o local. A São Miguel é a empresa concessionária do sistema de transporte coletivo em Resende.

A área aonde a UPA será construída foi escolhida pela Secretaria estadual de Saúde, levando-se em conta critérios como número de pessoas que vão formar a população atendida pela unidade, e questões de logística.

A unidade deve atender em torno de 50 mil habitantes da região da Grande Alegria, com atendimento médico de urgência, realização de exames laboratoriais, raio X, eletrocardiograma e internações por 24 horas. Resende irá receber uma UPA de Porte 3, com capacidade para atender de 200 mil a 300 mil habitantes. Moradores de municípios vizinhos também terão acesso à UPA de Resende.

A unidade irá contar com seis médicos, entre pediatras e clínicos gerais, e de 13 a 20 leitos. A capacidade de atendimento diário da UPA será de 300 a 450 pacientes. A instalação da Unidade de Pronto Atendimento é responsabilidade dos governos federal e estadual.

Para isso, cada um investirá R$ 250 mil mensais destinados ao custeio da unidade, totalizando R$ 500 mil. Já a contratação dos profissionais ficará a cargo da Prefeitura.

Palavras chaves: SAÚDE