Assistência Social e Direitos Humanos

22/03/2022

UNIDADES DO CRAS DE RESENDE AGUARDAM 4.083 FAMÍLIAS PARA AVERIGUAÇÃO E 521 PARA REVISÃO CADASTRAL PARA BENEFÍCIOS DO GOVERNO FEDERAL EM 2022

Pela primeira vez, será realizado o Processo de Focalização do Programa Auxílio Brasil (PAB), que consiste na verificação periódica no Cadastro Único, com 855 famílias identificadas

Crédito: Douglas Pacheco

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, segue com o processo de Averiguação e Revisão Cadastral, destinado à atualização no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal. O governo federal iniciou este processo após aproximadamente dois anos com os procedimentos operacionais e de gestão suspensos do antigo Programa Bolsa Família (PBF), atual Programa Auxílio Brasil (PAB), e do CadÚnico, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Para o processo em questão, as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Resende aguardam 4.083 para averiguação e 521 para revisão cadastral.

A diretora do Cadastro Único e do Programa Auxílio Brasil em Resende, Kamila Rocha, explicou a importância deste processo de atualização.

— A Averiguação Cadastral é um processo de verificação das informações registradas no Cadastro Único, que consiste na comparação dos dados declarados pelas famílias com outros registros administrativos do governo federal, a fim de identificar possíveis inconsistências, principalmente, quanto à renda dos integrantes da família. Enquanto isso, a Revisão Cadastral visa garantir a atualização dos dados do Cadastro Único pelas famílias que estão com as informações desatualizadas, ou seja, que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados. A última atualização destas famílias ocorreu em 2016 e 2017. Em Resende, durante todo o período da pandemia, não houve interrupção nos atendimentos das unidades do Cras, realizados pela equipe do CadÚnico – PAB e profissionais técnicos. Sendo que, em 2020, foi realizada uma média de 934 atendimentos por mês no CadÚnico; em 2021, a média foi 1.250 atendimentos por mês deste mesmo público. As famílias incluídas no processo de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral foram: beneficiárias do Programa Auxílio Brasil (substituto do Bolsa Família); Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE); benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); e as famílias cadastradas que não são beneficiárias de nenhum desses programas sociais, mas que também foram identificadas com divergência de renda. Esta atualização é importante para dar continuidade aos pagamentos dos benefícios – frisa.

Em meio a essa ação, o governo federal começou pela primeira vez, o Processo de Focalização do Programa Auxílio Brasil, baseado na verificação periódica da consistência das informações registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, aplicável às famílias elegíveis e beneficiárias do PAB. Para isto, é necessária a mobilização de famílias para a atualização dos seus dados cadastrais, que apresentam divergências em comparação a outros registros administrativos do governo federal. Neste Processo de Focalização, foram identificadas 855 famílias.

Vale lembrar que, a partir da folha de pagamento do Programa Auxílio Brasil de Março de 2022, o governo federal já designou cancelamentos de benefícios. Nestes casos, a renda familiar dos beneficiários foi identificada, a partir dos dados de outros registros administrativos, estando acima de meio salário-mínimo (R$ 606,01) por pessoa, sem declaração na inscrição ou atualização do Cadastro Único. Para a folha de pagamento do Programa Auxílio Brasil referente a Abril de 2022, também já estão previstos bloqueios de benefícios do PAB, para os outros grupos de famílias identificadas nesses processos.

A diretora do CadÚnico e do PAB em Resende, Kamila Rocha, informou que o beneficiário deve regularizar suas situações cadastrais. “Para regularizar a situação, é necessária a Atualização Cadastral por parte do Responsável Familiar por meio do atendimento nas unidades do Cras, que é realizado a partir de agendamento presencial ou por telefone. Na data e hora agendada para a entrevista, o responsável familiar deverá levar toda a documentação dos moradores da casa para atualizar os dados e impedir o bloqueio ou o cancelamento dos Benefícios PAB, TSEE e BPC. A comunicação com as famílias reconhecidas nos processos de Averiguação, Revisão e Focalização será feita por convocações enviadas pelo Ministério da Cidadania e pela Prefeitura de Resende, a partir de mensagens no extrato de pagamento dos beneficiários e pelo aplicativo do Programa. As famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) incluídas nesses processos também serão notificadas por meio de mensagem na fatura da conta de energia elétrica. Para outras informações, basta acessar a página do Cadastro Único – Auxílio Brasil/Resende-RJ: https://resende.rj.gov.br/cadastro-unico”, reforça.

PARA AGENDAMENTO, CONFIRA OS TELEFONES DAS UNIDADES:

CRAS PARAÍSO

Tel: (24) 3381-2074

CRAS ITAPUCA

CRAS ITINERANTE

Tel: (24) 3360-9510/(24) 988575515

CRAS LAVAPÉS

CRAS JARDIM ESPERANÇA

CRAS PARQUE MINAS GERAIS

CRAS TOYOTA

Tel: (24)3360-5098

CONTATOS PARA INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES DA DIRETORIA DO CADÚNICO E DO PAB: