17/04/2014

Unidades de saúde oferecem tratamento para quem quer parar de fumar

Secretaria de Saúde capacita mais 30 profissionais para atendimento aos fumantes

Unidades de saúde oferecem tratamento para quem quer parar de fumar

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Dando continuidade ao Programa Antitabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde capacitou no último mês mais 30 profissionais para atuar no tratamento às pessoas que desejam parar de fumar. Desde o início do programa, em 2010, 120 profissionais receberam treinamento e hoje compõem 40 grupos responsáveis pelo atendimento de cerca de 300 pessoas trimestralmente.

Até dezembro de 2013, foram atendidas 4.897 pessoas no programa. Desse total, 3.579 pararam de fumar, o que representa um índice de sucesso do tratamento de 73,09%. Este ano, 1.680 pessoas já foram atendidas pelo programa.

O tratamento inclui sessões de terapia e uso de adesivos e gomas de mascar (repositores de nicotina). Em casos especiais, o médico do posto de saúde também faz prescrição de medicamento para diminuir a ansiedade e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência. Os medicamentos, enviados pelo Ministério da Saúde, são gratuitos e já vêm com o nome do paciente.

As unidades de saúde que dispõem de grupos do Programa de Combate ao Tabagismo são: Surubi, Novo Surubi, Itapuca, Fazenda da Barra I (foto), II e III, Paraíso, Morro do Cruzeiro, Engenheiro Passos, Baixada da Olaria, Manejo, Santa Casa, CAPS ad (Jardim Brasília), Cabral, Cabral/Alambari, Cidade Alegria (Policlínica e Posto), Posto Resende, Pedra Selada (zona rural), Jardim Primavera, Jardim Beira Rio, Nova Alegria, Vicentina/Santo Amaro, São Caetano, Serrinha, Fumaça, Capelinha e Visconde de Mauá, SINE e INB (Indústrias Nucleares do Brasil).

Para participar, os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Cada grupo reúne em média 15 pessoas. Caso não haja vaga, é necessário aguardar até a formação de um novo grupo para início do tratamento. A espera pode durar, no máximo, um mês, pois os pacientes em atendimento, passam para o programa de manutenção trinta dias após o início do tratamento.

Palavras chaves: SAÚDE