Fazenda

Turno único das 12h às 18h foi adotado apenas nas áreas administrativas

Unidades de Saúde e de Educação funcionam normalmente

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan reforçou que o pacote de medidas administrativas de redução de gastos municipais não vai afetar os investimentos e o atendimento público nas áreas da saúde, educação e social. Uma das medidas, a adoção do turno único das 12h às 18h, no funcionamento das áreas administrativas das secretarias, não se aplica às unidades de saúde e de ensino.

No caso da Educação, as escolas e creches municipais funcionam sem mudança nos horários e nos serviços oferecidos aos alunos, como a merenda escolar. As turmas da educação infantil e do ensino fundamental são atendidas nos turnos da manhã e da tarde. À noite funcionam as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Projovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão para Jovens) e cursos técnicos profissionalizantes do Colégio Municipal Getúlio Vargas. Ao todo a rede municipal possui quase 14 mil estudantes, distribuídos em 60 unidades de ensino.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Parque das Águas, inaugurado recentemente, iniciou na segunda-feira, dia 6, o seu atendimento aos alunos. Na unidade estão matriculadas 194 crianças, creche em período integral, das 7h30 às 17 horas, e turmas da pré-escola nos turnos da manhã e da tarde, das 7h30 às 11 horas, e das 13 às 17 horas. Tanto na creche quanto na pré-escola os alunos contam com horários para lanche e almoço.

Na sede da Secretaria Municipal de Educação, onde estão instalados os setores administrativos, pedagógico e de transporte, também não houve mudança no horário de funcionamento. O atendimento ao público continua das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O endereço é Rua Padre Marques, nº 68, no Centro Histórico.

O horário das unidades de saúde também foi mantido. As 24 unidades básicas atendem das 7h às 16h, enquanto que o atendimento nas unidades especializadas vai das 7h às 17h. O Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia permanece funcionando das 7h às 22h. O acesso a exames do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) acontece das 8h às 17h. Apenas a Secretaria de Saúde, que fica no Centro Administrativo da Prefeitura, está com o turno único, das 12h às 18h.

Já as unidades de Assistência Social estão funcionando das 8h às 14h. E todos os sábados, uma das unidades do CRAS estará aberta das 8h às 12h para atendimento das pessoas que trabalham durante a semana.

Outra unidade que atende o público durante todo o dia é o Sine (Sistema Nacional de Emprego), responsável pelo cadastro de currículos e encaminhamento para vagas de emprego. O posto funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 16h30, na Rua Gulhot Rodrigues, nº 257, no bairro Comercial.

Além disso, o atendimento na Ouvidoria-Geral da Prefeitura permanece das 8h às 17h, no Centro Administrativo.

Também não houve prejuízo nas aulas oferecidas pela Escola das Artes, da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, que acontecem das 8h às 21h, e na Biblioteca Municipal, que está aberta ao público das 8h às 19h.

Os serviços de coleta de lixo e de varrição continuam funcionando sem alteração de horário. Os caminhões de lixo começam a circular a partir das 7h e a varrição se dá a partir das 6h30.

A Guarda Municipal ainda atua normalmente na organização do trânsito e na vigilância de prédios públicos, das 8h às 17h, além do esquema de plantão.

Palavras chaves: ADMINISTRAÇÃO