Resende

17° Min31º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

25/07/2014

Unidades de Saúde da rede pública contam com prontuário eletrônico

Policlínicas do Manejo e do Paraíso já têm sistema em funcionamento

Unidades de Saúde da rede pública contam com prontuário eletrônico

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   Em Resende, duas unidades de saúde já contam com a informatização do prontuário dos pacientes: as Policlínicas do Manejo e do Paraíso. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou também o processo de instalação do prontuário eletrônico na Policlínica da Cidade Alegria e no Hospital de Emergência.

    De acordo com o secretário de Saúde, Daniel Brito, o projeto tem como objetivo permitir o acesso unificado e imediato aos prontuários, com todas as informações dos pacientes.

    - Com o programa E-SUS Prontuário Eletrônico, do Ministério da Saúde, o médico terá acesso ao prontuário completo dos pacientes, com informações de outras consultas e exames médicos. A implantação do programa melhorou o atendimento - explica o secretário Brito.

   O sistema utiliza como base o número de Cartão dos SUS (Sistema Único de Saúde) do paciente, que ao chegar à Unidade de Saúde já tem o cadastro de informações básicas, antes da consulta, e terá agora também todo o procedimento médico, como pedidos e resultados de exames e também a prescrição de medicamentos.

   Para a implantação desse sistema, os postos ganharam computadores para todos os consultórios médicos, e as equipes receberam treinamento. A expectativa é que, no ano que vem, os pacientes das unidades básicas já passem a ser atendidos também com o prontuário médico eletrônico.

    MARCAÇÃO DE CONSULTAS - A informatização da Rede Municipal de Saúde já é uma realidade no Município, iniciada com através da marcação de consultas nas unidades do Programa Saúde da Família. Através da instalação do programa de gerenciamento de marcação, ocorrida por meio do SISREG (Sistema Nacional de Regulação), do Ministério da Saúde, todas as vagas disponíveis para consultas especializadas nas unidades de referência estão disponíveis no sistema.

   - O serviço universaliza as vagas, pois todas ficam à disposição dos pacientes e são feitas nos próprios postos de Saúde, sem a necessidade de deslocamento. Isso tornou mais rápida a realização da consulta com médicos especialistas - destaca o secretário Daniel Brito.

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados