Guarda Civil Municipal

16/09/2013

Unidade de Guarda Comunitária é instalada na Cidade Alegria

Trailer, moto e veículo fazem parte da unidade, que conta também com guardas municipais

Unidade de Guarda Comunitária é instalada na Cidade Alegria

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O prefeito e presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Paraíba, José Rechuan (PP), participa nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 10 horas, do lançamento da Unidade de Guarda Comunitária (UGC) na região da Grande Alegria. O trailer, moto e veículo, que fazem parte da ação, ficarão na Avenida Canal Norte, próximo ao Colégio Getúlio Vargas, e contarão com guardas municipais capacitados para o serviço.

- A implantação da UGC faz parte das metas do consórcio de Segurança. Com a entrega das Unidades Móveis feitas neste primeiro semestre, vamos agora colocar em prática este projeto que representa a presença do Poder Público nos bairros, tendo como missão contribuir para redução dos índices de violência - comenta o prefeito Rechuan.

A unidade, que funcionará neste primeiro momento das 8 às 17 horas, contará com a presença de Guardas Municipais capacitados para mediarem conflitos, identificando problemas e propondo melhorias, e também para que colaborem para a prática da cidadania.

- Com esta UGC serão feitas rondas mais frequentes, por parte da Guarda, pela região da Grande Alegria, que hoje conta com aproximadamente 45 mil habitantes, e ainda, com atendimentos no trailer e palestras nas escolas - destaca o superintendente de Ordem Pública, José Antônio dos Santos.

Conforme explica o superintendente, com a Unidade de Guarda Comunitária, dentre as atribuições que serão estreitadas pelo projeto, está o relacionamento entre o Poder Público e a comunidade.

- Os guardas estarão à disposição para receber informações que envolvam a segurança pública, e que sejam da autonomia do Município, como uma melhoria na iluminação pública, sinalização, orientação de trânsito, dentre outras - explica José Antônio.

A Região da Grande Alegria foi escolhida para receber primeiro este serviço, por conta de maior concentração de ocorrências policiais e também pelo índice de violência. "Há estudos para que outras áreas possam ser contempladas com a UGC, mas somente após a efetiva integração da população com os serviços da guarda, na Grande Alegria", diz o superintendente de Ordem Pública.

Palavras chaves: SEGURANÇA