13/07/2011

Reforma do Dispensário Municipal será entregue na próxima terça-feira

Unidade da Prefeitura passará a distribuir medicamentos de alto custo

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O Município de Resende acaba de ser credenciado pelo Governo do Estado para se tornar um pólo regional de distribuição de medicamentos de alto custo.

A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira, dia 13, pelo prefeito José Rechuan (DEM), ao anunciar a inauguração da reforma do Dispensário Central de Medicamentos da Prefeitura (foto) para a próxima terça-feira, dia 19, às 15 horas.

Com a decisão do Governo do Estado, a partir do próximo mês, os pacientes que utilizam os remédios de alto custo não precisarão mais se deslocar até Barra Mansa em busca destes medicamentos.

Segundo Rechuan, as melhorias realizadas pela Prefeitura no Dispensário de Medicamentos contribuíram diretamente para o credenciamento determinado pelo Estado, entre elas a aquisição de um gerador no valor de R$ 160 mil destinado à conservação dos medicamentos e de insulina.

Com o credenciamento de Resende, a unidade passará também a ser referência para os municípios de Quatis, Porto Real e Itatiaia. O Dispensário de Medicamentos funciona no Posto de Saúde Resende, em frente ao Colégio Santa Ângela (Centro).

Outros serviços feitos no dispensário foram a construção de duas novas salas, sendo uma de armazenamento e a outra para o atendimento dos usuários, além da reforma do setor de medicamentos de alto custo.

O valor destes investimentos se aproxima de R$ 45 mil. Todas as melhorias no Dispensário de Medicamentos – incluindo a compra do gerador – ocorreram sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde.

- A nossa administração tem trabalhado muito também com o objetivo de agilizar o atendimento de saúde aos moradores da cidade. No nosso entendimento, a distribuição dos medicamentos de alto custo no próprio Município se constitui em um serviço de grande importância para o dia-a-dia do cidadão. Em menos de dois anos e meio, a Prefeitura construiu e reformou postos de saúde, contratou mais profissionais, aumentou a frota de veículos do setor, adquiriu novos equipamentos e vem investindo cada vez mais em ações de prevenção. Com o credenciamento de Resende para os remédios de alto custo, estamos tornando realidade uma conquista primordial para o dia-a-dia do usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) – disse Rechuan.

Segundo a diretora de Políticas de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Prefeitura, Sandra Xavier, a Secretaria Municipal de Saúde investiu recursos próprios na reforma, ampliação e adequação do Dispensário visando facilitar o acesso dos 860 pacientes de Resende que necessitam de medicamentos de alto custo.

Ela explicou também que o credenciamento da unidade vai agilizar a chegada dos medicamentos de alto custo ao Município.

O Dispensário Central de Medicamentos da Prefeitura é a única unidade
Palavras chaves: SAÚDE