26/05/2017
UERJ capacita crianças para uso de novas tecnologias
Robótica, protótipos de brinquedos e laboratório de ideias compõe a parceria, que beneficia 43 alunos do 6º e do 9º ano
Crédito: Carina Rocha/PMR
Estimular a criatividade dos estudantes e ajudar a transformar suas ideias sempre inovadoras em realidade. Este é o desafio enfrentado pelo projeto Seminare – uma ação do projeto Sustentabilidade – que vem sendo desenvolvido desde março pela Prefeitura de Resende, na Escola Municipal Hetelvina Carneiro, localizada na comunidade rural de Vargem Grande, distante cerca de 20 quilômetros do Centro.
O projeto, desenvolvido através de uma parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Campus Resende, beneficia aproximadamente 43 alunos do 6º e do 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal, de acordo com a diretora da escola, Camila de Souza, é usar as propostas dos alunos para melhorar suas condições de vida e a própria realidade em que eles vivem. Para isso, o projeto conta com a participação de três estudantes do curso de Engenharia de Produção da UERJ, além da coordenadora do núcleo de extensão e cultura do campus.
- Esta equipe ajuda a tirar as ideias dos estudantes do papel e a transformá-las em realidade, com todos colocando a mão na massa juntos. E o mais importante: tudo é feito de uma forma lúdica e sempre buscando aliar o conceito de sustentabilidade, de reciclagem, visando minimizar a produção de lixo e os impactos ambientais – disse a diretora.
Segundo ela, na primeira etapa do projeto foi feito um levantamento das ideias dos estudantes para melhorar a escola e deixar as aulas ainda mais interessantes. Já na segunda etapa, os trabalhos começaram a ser desenvolvidos na prática com o auxílio dos estudantes de engenharia. Os primeiros resultados desta parceria já podem ser vistos na escola.
Os alunos do sexto ano, por exemplo, confeccionaram protótipos de brinquedos para serem utilizados pelos estudantes da primeira etapa do Ensino Fundamental. Já os alunos do nono ano estão participando como co-autores dos estudantes de engenharia de produção da implantação de um laboratório de ideias e protótipos dentro da escola. Neste espaço, os alunos poderão dar asas à imaginação e usar a tecnologia para dar novas funções a materiais já bem conhecidos do mundo escolar, como a massinha de modelar que virou condutor de energia e trouxe movimento a personagens virtuais.
Para a coordenadora do projeto de extensão da UERJ, professora Patrícia Nogueira, o contato com os alunos-aprendizes também traz muitos benefícios para os universitários, que aprendem a trabalhar em equipe e desenvolvem seu senso de responsabilidade social.
Palavras chaves: Robótica