Indústria e Comércio

29/01/2013

Turismo conquista recursos para investimento em áreas turísticas no Município

Prefeitura e AMAN também estabelecem novas parcerias de incentivo ao turismo

Turismo conquista recursos para investimento em áreas turísticas no Município

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A secretária de Turismo e Eventos do Município, Bárbara Balbinot, recebeu a garantia de liberação de 200 mil para a qualificação e aceleração dos serviços turísticos prestados na região. Os recursos, oriundos do PRODETUR (Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo), foram confirmados durante reunião, na semana passada, no Rio de Janeiro, com o secretário de Turismo do Estado, Ronald Ázaro. Também participaram do encontro, o vereador Tiago Forastieri e o superintendente municipal de Turismo, Lucas Ramos.

De acordo com a secretária, os recursos serão empregados no município em projetos de sinalização turística, asfaltamento da estrada da Serrinha do Alambari, totem de informações turísticas (terminal eletrônico de autoatendimento) e verbas para fomento dos eventos turísticos já existentes no município.

Ainda na semana passada, a Prefeitura e a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) reafirmaram a continuidade da parceria para o desenvolvimento do turismo de Resende. Na última sexta-feira, dia 25, a secretária municipal de Turismo e Eventos foi recebida pelo comandante da AMAN, General de brigada Júlio César de Arruda. Na reunião, também foram discutidas novas parcerias no setor de turismo, bem como o apoio da Prefeitura nos eventos da AMAN.

Além da continuidade da parceria em projetos como o Turismo nas Escolas, a secretária garantiu também o apoio da AMAN para o projeto Monitor de Ecoturismo. Neste projeto, o general Arruda colocou à disposição da Secretaria de Turismo, uma equipe de cadetes para auxiliar no trabalho de monitoramento e levantamento das trilhas ecológicas existentes no Município.

Em contrapartida, a Prefeitura será parceira na divulgação à população dos vários eventos organizados pela instituição militar durante o ano. Umas delas será a comemoração pelos 100 anos da Banda da AMAN, cujas festividades acontecem neste ano.

- Este encontro serviu para apresentarmos a nossa secretaria, recém criada pelo prefeito José Rechuan. Foi a oportunidade também de estreitarmos ainda mais este relacionamento que vem dando resultados bastante positivos para o Município - afirmou Bárbara.

Por sugestão da secretária, umas das propostas já acertadas durante o encontro será o de promover uma palestra para o corpo de cadetes da AMAN para que eles conheçam os pontos turísticos da região das Agulhas Negras e sejam multiplicadores desses atrativos. Segundo a secretária, a partir do ano que vem "a palestra será dirigida aos alunos do primeiro ano que chegam à cidade como forma apresentá-los o turismo". Nos eventos realizados dentro da AMAN, a Prefeitura terá ainda um Posto de Informações Turísticas para divulgação do Município aos visitantes.

Palavras chaves: TURISMO