26/03/2009

Tudo pronto para o Desafio de Remo no Rio Paraíba

Organizada pela Prefeitura, competição acontece neste sábado

Tudo pronto para o Desafio de Remo no Rio Paraíba

Crédito: Wagner Alves

Como forma de incentivar a prática no município do remo – que é considerado um esporte olímpico – a Prefeitura de Resende promove neste domingo, dia 29 de março, o Iº Desafio de Remo do Município nas águas do Rio Paraíba do Sul. A competição será realizada no trecho entre a Ponte Velha e a Ponte Miguel Couto (próxima ao Resende Shopping) com o apoio da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro, do Corpo de Bombeiros e da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). Grandes clubes já confirmaram a participação no Desafio. São eles: Vasco da Gama, Flamengo, Botafogo, Guanabara e Clubes de Regatas Loureiro. Ao todo, cerca de 80 atletas desta modalidade esportiva estarão em Resende no dia da competição.

Para o prefeito José Rechuan (DEM), “a realização do Iº Desafio de Remo do Município pode despertar o interesse dos desportistas da cidade por esta modalidade esportiva, estimulando, inclusive, a formação de uma escolinha por parte da Prefeitura”. Ele frisa que, através desta competição, “a Prefeitura tornará realidade mais um acontecimento importante dentro da área do esporte e do lazer com menos de três meses do novo governo da cidade”.

Algumas destas ações lembradas pelo prefeito foram as seguintes: Projeto Segundo Turno para estudantes da rede pública de ensino; Programa Terceira Idade Ativa, que atende cerca de 500 pessoas em vários bairros da área urbana e em breve será levado para a Zona Rural; colônia de férias promovida no começo do ano junto aos estudantes das escolas públicas e o apoio prestado à participação do Resende Futebol Clube no Campeonato estadual da Primeira Divisão de Profissionais.

- Resende é uma cidade privilegiada por ter as condições ideais para a prática de esportes que colocam os atletas em contato direto com a natureza, entre eles as trilhas e as escaladas. Com a realização desta competição de remo, poderemos trilhar um passo importante no sentido de inserir o Rio Paraíba do Sul no cenário esportivo da cidade. Pretendemos mostrar a viabilidade deste projeto, transformando-o também numa opção de prática de vida saudável – disse o prefeito, acrescentando que em janeiro, durante a colônia de férias dos alunos da rede pública, já houve uma competição desta modalidade entre os estudantes no Rio Paraíba.

O Iº Desafio de Remo do Município será dividido em dez provas de diversas categorias em barcos de um, dois, quatro e oito remadores. Segundo a presidente do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), Bianca Pena, uma das coordenadoras do evento, durante a sua realização, haverá uma Arena Multiuso de Remo, onde serão desenvolvidas atividades de entretenimento para as pessoas que forem prestigiar a competição.

- O público terá também a oportunidade de esclarecer dúvidas a respeito desta modalidade, além de adquirir noções práticas do esporte através de simuladores de remo que serão instalados no local. A nossa proposta é a de que este desafio seja uma etapa promocional deste esporte. A partir disso, queremos incentivar a prática da modalidade através da implantação de uma escolinha de remo – disse Bianca.

Palavras chaves: ESPORTE