Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR)

30/11/2018

TRINTA ANOS DO PARQUE NATURAL DA FUMAÇA SERÃO COMEMORADOS NESTE DOMINGO

Festa vai contar com passeio ciclístico, distribuição de mudas de árvores e mutirão de limpeza, além de missa e carreata

TRINTA ANOS DO PARQUE NATURAL DA FUMAÇA SERÃO COMEMORADOS NESTE DOMINGO

Crédito: Gleisiane Carvalho

A comemoração pelos 30 anos de criação do Parque Natural Municipal da Cachoeira da Fumaça e Jacuba, ocorrida no dia 28 de dezembro de 1988, acontecerá neste domingo, dia 2, com uma ampla programação, que inclui passeio ciclístico, mutirão de limpeza, exposição de fotos, distribuição de mudas de árvores nativas e missa, além da tradicional Feira da Roça, que acontece quinzenalmente na Praça da Vila da Fumaça.

De acordo com os organizadores, a comemoração terá início bem cedo e ainda em Resende, onde, às 7h30 da manhã, terá início o passeio ciclístico, que sairá do Parque das Águas em direção à Vila da Fumaça, chegando até a cachoeira, com paradas estratégicas no bairro Cabral e em Vargem Grande, antes do destino final. Durante o passeio até a cachoeira, os ciclistas e outros participantes farão um mutirão de limpeza para recolher resíduos deixados pela população ao longo da trilha, principalmente na área próxima a queda d’água que dá nome à região.

Já na Praça da Vila, onde acontece a Feira da Roça, haverá distribuição de folders comemorativos à data, contando a história da fundação do Parque, exposição de fotos e doação de mudas de árvores nativas. A programação segue no período da tarde, a partir das 14h, quando será realizada uma missa na Igreja de São Vicente Ferrer, seguida uma carreata em direção a Cachoeira da Fumaça, conhecida em todo o estado pela beleza e imponência de sua queda d’água, formada pelas águas do Rio Preto.

De acordo com o presidente da AMAR, Wilson Moura, o evento representa é uma grande oportunidade para que as pessoas conheçam – a ajudem a preservar - este importante patrimônio natural do município, além de tomarem conhecimento do trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura, visando a preservação dos recursos hídricos existentes em seu território.

Homenagem

Além das atividades realizadas no domingo, a comemoração pelo trigésimo aniversário do Parque terá continuidade no próximo dia 13 de dezembro, quando será realizada, na Câmara Municipal, uma homenagem ao ex-prefeito de Resende, Noel de Oliveira, falecido ano passado, responsável pelo decreto que criou o parque, no final da década de 1980. A homenagem, que será realizada durante uma sessão extraordinária, terá início às 15h. Na ocasião, os membros do Poder Legislativo vão entregar à família do ex-prefeito uma Moção Honrosa em agradecimento pela criação da reserva.

Palavras chaves: Fumaça