08/06/2009

Treinamento da Guarda Municipal no BOPE começa nesta quarta-feira

Agentes vão aprender a utilizar armas não-letais

Treinamento da Guarda Municipal no BOPE começa nesta quarta-feira

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Trinta e cinco guardas municipais de Resende, entre agentes dos pelotões masculino e feminino da corporação, participam nesta quarta-feira, dia 10 de junho, no Rio de Janeiro, de um treinamento para o uso de armas não-letais. O treinamento será realizado no BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar).

Segundo o diretor de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos – Ed Murph, que articulou a realização do treinamento junto ao BOPE, “esta capacitação pode ser considerada mais uma iniciativa voltada à valorização dos agentes da corporação, dentro da proposta da atual administração do município em valorizar cada vez mais o funcionalismo público da cidade”. Ele explicou que, “apesar do trabalho da Guarda ser preferencialmente de natureza preventiva, o treinamento será de grande importância, pois, através deste curso, os guardas vão estar preparados para atuarem em situações de conflito”.

- Diante da abertura que nos foi dada pelo BOPE, estamos oferecendo uma oportunidade importante aos nossos guardas mo sentido de que eles aprimorem os seus conhecimentos. Temos o planejamento de futuramente adquirir armas não-letais para a corporação, motivo pelo qual é necessário que os agentes estejam capacitados para a utilização deste tipo de armamento em situações de extrema necessidade – afirmou Ed Murph.

Já o sub-comandante da Guarda Municipal, João Darque, lembra que os guardas municipais da cidade do Rio de Janeiro já passaram por este tipo de treinamento no BOPE. Ele disse também que os guardas de Resende selecionados para esta capacitação foram indicados pelos setores de Trânsito, Vigilância Ambiental e do serviço de plantão.

- A indicação partiu dos líderes e monitores. Ao longo deste ano, teremos outras ações voltadas à capacitação da corporação com a participação de outros agentes. No caso do treinamento para o uso de armas não-letais, entendemos que o trabalho da Guarda Municipal tem caráter educativo e preventivo. Mas o treinamento no BOPE será fundamental, pois vai agregar qualidade e auto-confiança aos nossos agentes no desempenho das suas funções, melhorando ainda mais a qualidade dos serviços prestados ao cidadão – declarou Darque.
Palavras chaves: FUNCIONALISMO