Superintendência de Transporte e Trânsito

16/07/2013

Transporte urbano coletivo passa por vistoria

Medida visa a garantir serviço de qualidade e com segurança aos usuários

Transporte urbano coletivo passa por vistoria

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SUMTRAN) iniciou nesta terça-feira, dia 16 de julho, a vistoria anual dos  veículos que prestam serviço de transporte coletivo urbano na cidade. A medida visa a garantir um atendimento de qualidade e com segurança ao usuário. A vistoria acontece no interior do Parque de Exposições, localizado na Morada da Colina, das 9h às 10h30.

Ao todo passarão pela fiscalização 73 veículos. Segundo o titular da pasta de Transporte e Trânsito, Alcides De Carli, a proposta da superintendência é de que sejam vistoriados, em média, cinco veículos por dia para que o serviço à população não seja prejudicado. Os veículos aprovados recebem o selo "Transporte Urbano - Vistoriado 2013" que garante que o veículo vistoriado atendeu todos os requisitos, principalmente, os itens referentes à segurança.

- Ao visualizar o selo no para-brisa dianteiro do ônibus, o usuário tem a certeza de que aquele veículo foi vistoriado e aprovado em todos os itens para prestar um bom serviço à população - explica De Carli, acrescentando que os veículos reprovados só podem circular pelas ruas da cidade novamente após solucionarem o problema apresentado.

Entre os itens que serão vistoriados pela Prefeitura estão os seguintes: conservação e condições de rodagem dos pneus; estado de conservação da lataria (pintura e lanternagem), cano de descarga, cordão da cigarra, do piso (sem ressaltos que possam causar acidentes), bancos (inclusive do motorista e do cobrador) e dos letreiros (frontal e lateral); funcionamento da buzina, cigarra (interior do ônibus), luzes do teto (dianteira e traseira), luzes (alta e baixa), de freio, de ré, de salão, setas (direita e esquerda), luzes dos faroletes, motor de partida, limpador de pára-brisa, odômetro, espelhos retrovisores dianteiros (direito e esquerdo), tacógrafo, conservação das janelas, portas e cintos de segurança; limpeza do veículo e validade da carga do extintor de incêndio.

Palavras chaves: TRANSPORTE