18/05/2012

Trailer de prevenção do câncer bucal está em Bulhões

Serviço itinerante vai percorrer comunidades da zona rural

Trailer de prevenção do câncer bucal está em Bulhões

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Lançado em abril deste ano, o trailer de Prevenção de Câncer Bucal da Secretaria de Saúde está atendendo moradores de Bulhões, na Escola Municipal Luis Pistarini. O serviço itinerante conta com três profissionais, sendo dois dentistas e um auxiliar de saúde bucal. O trailer funciona de segunda a quarta-feira, de 7h às 12h.

- No trailer, a população tem à sua disposição um consultório odontológico totalmente equipado. Esse serviço, que começou por Bulhões, ainda vai percorrer toda a área rural do município, principalmente os locais que não contam com unidades de saúde. Já no final do mês, a unidade vai para a Comunidade Terra Livre - adiantou a diretora de Saúde Bucal, Paola Galito.

Além de realizar procedimentos curativos simples, como restaurações e extrações, e serviços preventivos, a unidade tem como objetivo principal identificar lesões orais de risco para o câncer de boca. Após a avaliação, o paciente pode ser encaminhado para atendimento com estomatologista e equipe de buco maxilo, no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado no Centro da cidade.

O trailer também está levando o Programa Cárie Zero para os 40 alunos da Escola Municipal Luis Pistarini. O projeto oferece serviços de tratamento odontológico completo, incluindo atividades educativas na área da saúde bucal, procedimentos de prevenção contra a cárie, com aplicação de flúor, tratamento curativo e escovação supervisionada.

Os estudantes atendidos recebem ainda kits com escova de dente, creme e fio dental, entre outros acessórios, que são trocados duas vezes por ano (a cada seis meses). O programa atende atualmente 23 escolas públicas e creches do município.

Câncer bucal - Segundo a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a dentista Fernanda Bruno, trabalhadores rurais expostos ao sol diariamente estão mais propensos a ter câncer de boca. Outros fatores de risco são o consumo de álcool e de cigarro. Ela enfatiza que o principal sintoma da doença são feridas na boca, principalmente embaixo da língua e na bochecha, que não cicatrizam em 15 dias.

- Esse paciente da zona rural, quando houver suspeita de câncer bucal, vai ser atendido por uma equipe no CEO, que vai realizar biópsia para confirmar o diagnóstico. Caso isso ocorra, ele será encaminhado para o Tratamento Fora de Domicílio, para atendimento especializado - explicou a coordenadora.

Palavras chaves: SAÚDE