Comunicação Social e Eventos

17/09/2014

Tradicional torneio leiteiro e exposição de animais estão na programação da 47ª Exapicor Família

Resende divulga atividades rurais

Tradicional torneio leiteiro e exposição de animais estão na programação da  47ª Exapicor Família

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende (ACIAR), anunciou as atividades rurais programadas para a 47ª edição da Exapicor Família. Além do tradicional torneio leiteiro, haverá exposição de bovinos, equinos, caprinos e animais exóticos durante os seis dias de festa.

O torneio leiteiro contará com participantes de toda a região Sul Fluminense. São 28 vacas das raças Holandesa e Girolando que passarão por três ordenhas diárias (às 7h, 15h e 23h), a partir do dia 25 de setembro. A premiação será na segunda-feira, dia 29 de setembro.

A exposição de gado contará com cerca de 300 animais das raças GIR e Girolando, que serão julgados em diversas categorias. Nos dias 26 e 27 de setembro serão expostos o gado Girolando e nos dias 28 e 29 será a vez do gado da raça GIR. Os animais poderão ser vistos das 8 às 18 horas.

- A participação na Exapicor é muito concorrida pelos expositores de gado, pois vale pontos no ranking nacional e por isso está entre as maiores exposições de gado girolando do país - comentou o responsável técnico agropecuário da Exapicor, João Ricardo Teixeira Neves.

No sábado, dia 27 de setembro, também acontece, em outro pavilhão, a exposição e julgamento de Cavalos Árabes. Cerca de 80 animais poderão ser vistos das 8 às 18 horas. No dia 28, domingo, serão reunidos aproximadamente 70 equinos na prova de tambor e baliza. E no último dia de festa, a partir das 8 horas, acontece a Prova Hípica da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Em todos os dias de festa, das 10 às 23 horas, o público poderá conferir no pavilhão de Pequenos Animais e Agronegócio diversas exposições como a de cabras, com a participação de 50 animais, a de animais exóticos e a de plantas e flores brasileiras.

- A agropecuária é uma das atividades que movimentam a economia do nosso município e por isso, todos os anos, buscamos valorizar os produtores rurais com programações como essa - comenta o presidente da Exapicor, Marcial Corrêa.

A entrada dos animais no Parque de Exposições acontece entre os dias 23 e 24 de setembro, no horário da manhã.

Palavras chaves: EXAPICOR