Desenvolvimento Rural

28/08/2019

TRADICIONAL TORNEIO LEITEIRO DA FUMAÇA CHEGA A MAIS UMA EDIÇÃO NESTE FINAL DE SEMANA

Programação contará com barracas de comidas típicas, categoria mirim e shows musicais a partir desta quinta

Crédito: Gleisiane Carvalho

Categoria Mirim, premiação com direito a troféu, comidas típicas e muita moda de viola para não deixar ninguém parado. Esse será o clima da festa que marca a 21ª edição do tradicional Torneio Leiteiro de Fumaça, na zona rural de Resende. A programação do evento prevê uma lista de atrações musicais, que começam nesta quinta e se estendem até o sábado, no galpão da Vila da Fumaça.

A música começa com Diney, que se apresenta nesta quinta-feira, às 21h. No dia seguinte, é a vez da dupla sertaneja Yolanda e Rafaella, às 21h. Já na sexta-feira, é a vez de Laila Barros, também às 21h. Fechando a programação da festa, a dupla Zé Vithor e Cuiabá sobe ao palco à meia noite, trazendo a moda sertaneja para a festa.

Organizado pela Prefeitura, o evento terá toda a infraestrutura assegurada pela gestão municipal, o que inclui: aparelhagem de som, estrutura de palco, sistema elétrico e a limpeza do local após a festa. Outro importante apoio é com a segurança do evento, através de um contingente da Guada Civil Municipal que será mobilizado no local.

Para o Torneio deste final de semana, o cronograma prevê que os animais cheguem à Fumaça na quinta-feira e as ordenhas acontecerão às 8h e 20h de sexta e sábado. No domingo, a última ordenha acontece às 8h e a premiação às 11h, para as categorias curraleiro e mirim, uma das grandes novidades do evento.

- Este é único Torneio Leiteiro da região que dá a oportunidade para a categoria mirim. Essa é uma das melhores partes do torneio, pois as crianças se divertem e, ao mesmo tempo, lidam com a competição com muita seriedade e responsabilidade. É um incentivo para as novas gerações e também um importante meio de reforçar valores positivos para as crianças - destaca o secretário de Desenvolvimento Rural, Vinicius Cibien de Oliveira.

Durante todos os dias haverá barracas com comidas típicas e populares na zona rural. O tradicional Torneio Leiteiro de Fumaça acontece em parceria com a EMATER-Rio e a Aciar (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Resende).

Premiação do Torneio Leiteiro de Curral

Aproveitando o clima da festa e o início de um novo torneio, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, vai promover a premiação do Torneio Leiteiro de Curral, iniciado em julho, em propriedades da zona rural de Resende. A premiação do torneio curraleiro acontecerá nesta sexta-feira, às 10h, com direito a troféu para os primeiros colocados.

O diferencial entre as duas competições é que a iniciada em julho aconteceu entre fazendas. Ou seja, a comissão julgadora percorreu várias propriedades para efetuar as ordenhas. Por outro lado, o Torneio de Fumaça, que acontece neste final de semana, centraliza todos os animais em um só local para as ordenhas.

Palavras chaves: Torneio Leiteiro