12/02/2010

Tradição do concurso de blocos é resgatada pela Prefeitura

Resende em Ritmo de Samba da noite de sábado até a madrugada de quarta-feira

Tradição do concurso de blocos é resgatada pela Prefeitura

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Programado pela Prefeitura para o sábado e o domingo de carnaval (dias 13 e 14 de fevereiro), no Parque de Exposições, o concurso de blocos de embalo deste ano valoriza uma das tradições principais do carnaval de rua da cidade: o concurso de blocos carnavalescos, que, no passado, marcou época em Resende. Em 2010, a programação do carnaval organizada pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, cujo tema é Resende em Ritmo de Samba, oito agremiações vão participar do concurso de blocos. São elas: Vila Araújo; Alambari Dourado; Mocidade Alegre e Boi-Bumbá, ambos da Vila Vicentina; Matinha; Arrastão; do Maracá (Alvorada) e Saudade Não tem Idade. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro de R$ 900,00 (primeiro lugar), R$ 600,00 (segundo lugar) e R$ 500, 00 (terceiro lugar). Nas décadas de 1980 e 1990, inicialmente na Praça Oliveira Botelho e depois na Avenida Rita Ferreira da Rocha (Beira-Rio), a disputa entre o Unidos do Lavapés e a Mocidade Alegre da Vila Vicentina era um dos grandes destaques da festa, motivando uma grande rivalidade entre os moradores dos dois bairros, ambos localizados na região central do Município. O concurso entre os dois blocos – que se dava na categoria de blocos de enredo – ganhou um impulso anos depois com a entrada em cena do Bloco Desperta Quem Está Dormindo, da Cidade Alegria. Já na categoria de blocos de embalo, os destaques eram o Surpresa da Nova Liberdade e o Vai Quem Quer da Matinha. Portanto, com a realização do concurso de blocos de embalo deste ano, a Prefeitura demonstra a sua determinação em resgatar um dos grandes eventos da cultura popular do Município.
Palavras chaves: DESTAQUE NO CARNAVAL