Agência de Saneamento do Município de Resende (Sanear)

23/06/2015

Trabalho da Prefeitura de monitoramento da água é destaque no estado

Secretaria de Saúde analisa qualidade da água do abastecimento

Trabalho da Prefeitura de monitoramento da água é destaque no estado

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Secretaria de Saúde de Resende está de olho na qualidade da água do abastecimento público do município. E esse trabalho foi destaque durante o “IX Encontro de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do estado do Rio de Janeiro”, realizado na última semana, no Rio de Janeiro.

Segundo o superintendente da Saúde Bucal de Resende, Osvaldo dos Santos Filho, o programa VigiÁgua da Secretaria de Saúde, responsável por monitorar a qualidade da água do abastecimento, realiza uma média de 15 análises por mês, apesar de a lei preconizar apenas nove coletas mensais. Essas análises são encaminhadas para a Superintendência de Saúde Bucal, que monitora o índice de flúor na água.

- A fluoretação só traz benefícios para a população na prevenção de cáries se for dentro do ideal para região. Se o teor estiver acima do recomendado, causa fluorose (manchas no dente), se estiver abaixo, é ineficaz. Por isso é importante monitorar a água – destaca o superintendente de Saúde Bucal.

Além disso, a legislação prevê que a empresa responsável pelo tratamento da água faça uma coleta para controle dos parâmetros químicos a cada duas horas. Em Resende, é feita uma coleta a cada uma hora.

Palavras chaves: SAÚDE