20/04/2011

Dramatização da Paixão de Cristo e procissões têm o apoio da Prefeitura

Trânsito será modificado devido à Semana Santa

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Devido à realização da Dramatização da Paixão e Morte de Cristo na Praça Oliveira Botelho, o tráfego de veículos no Centro Histórico sofrerá modificações nesta sexta-feira, dia 22, no horário de 19 às 22 horas.

Os veículos que vierem da Rua Tufick Simão (via do antigo asilo de Resende) não poderão seguir em frente até a praça. A alternativa será virar à esquerda e trafegar pela Rua Doutor João Maia, onde se localiza o Colégio Santa Ângela.

Esta medida vai ser válida ainda para os ônibus urbanos que normalmente trafegam pela pista criada recentemente no meio da praça, em frente à Igreja Matriz, durante a realização das obras de revitalização do logradouro. Nesta pista, o tráfego também estará fechado entre sete e dez horas da noite.

Para facilitar a circulação dos ônibus na Rua Doutor João Maia, a Guarda Municipal pede aos motoristas que evitem estacionar seus carros neste logradouro.

Já a procissão do Senhor Morto na sexta-feira – uma das cerimônias mais tradicionais da programação da Semana Santa realizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – começa logo após a dramatização na Praça Oliveira Botelho e percorrerá várias vias do Centro Histórico de Resende, entre elas as ruas Eduardo Cotrim, do Rosário e Luiz da Rocha Miranda, além da Praça Clemente Ferreira, onde fica a Santa Casa.

Com o objetivo de ordenar o trânsito nestas vias, agentes da corporação acompanharão o itinerário desta celebração religiosa, que normalmente atrai milhares de pessoas.

Além do controle do trânsito, feito por meio da Guarda Municipal, a Prefeitura também está apoiando a realização da dramatização da Sexta-Feira da Paixão com a montagem da estrutura (foto) e do som montados especialmente para o evento, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

Já a Superintendência de Transporte e Trânsito do Município estará atuando também no ordenamento do sistema viário.

Na noite de segunda-feira, dia 18, agentes da Guarda Municipal atuaram na orientação do trânsito durante a cerimônia da Via Sacra, que saiu às 19 horas do Morro do Querosene e foi até o alto da torre, no bairro Novo Surubi, passando pelas ruas Clodomiro Maia, Padre Manoel dos Anjos e Avenida Presidente Kennedy.

Neste sábado, 23, por sua vez, os guardas orientarão o trânsito durante a Procissão do Fogo, outra celebração prevista na programação da Semana Santa, que sairá da praça do Surubi Velho em direção à Igreja Matriz.

FERIADO PROLONGADO – Devido aos feriados pelo Dia de Tiradentes (21 de abril) e Sexta-Feira Santa (22), as repartições municipais encerram o expediente normal às 17 horas desta quarta-feira (20), retomando o atendimento ao público às oito horas da próxima segunda-feira, dia 24.

Mas os serviços considerados essenciais vão trabalhar sob regime de prontidão neste período (quinta-feira a domingo) visando atender os casos de emergência.

Palavras chaves: CENTRO HISTÓRICO