23/02/2010

Trânsito Seguro: motoristas são premiados pela Prefeitura

Profissionais vão receber Selo de Qualidade em cerimônia nesta quinta-feira, dia 25

Trânsito Seguro: motoristas são premiados pela Prefeitura

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Superintendência de Transporte e Trânsito do Município, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito, entrega nesta quinta-feira, dia 25, às 14 horas, na Câmara de Vereadores, o Selo de Qualidade Segurança e Responsabilidade no Trânsito. O selo vai ser concedido a 33 profissionais, entre motoristas de táxi, transporte escolar, vans (fretamento) e condutores de motocicletas. Segundo a coordenadora do Departamento, Maria Alzira Lamin, a iniciativa tem como objetivo premiar os motoristas que, no exercício das suas atividades diárias, vêm colaborando para que a cidade tenha um trânsito mais seguro, oferecendo, conseqüentemente, mais segurança aos usuários do serviço. - Visualizando o Selo de Qualidade em um táxi, veículo de fretamento ou de transporte escolar, o usuário, seja ele de Resende ou não, poderá se sentir seguro de que estará pagando pelos serviços de um motorista atento e responsável no trânsito – explica Maria Alzira. Para receber este selo, alguns requisitos tiveram que ser avaliados, tais como a ausência total de multas, nenhum envolvimento em acidentes e participação em palestras educativas. Cada um dos motoristas premiados passou por uma avaliação e recebeu uma pontuação. Com relação às palestras educativas, os motoristas foram convidados e participaram espontaneamente destes encontros. Na cerimônia desta quinta-feira vão ser distribuídos selos ouro, prata e de bronze para dois, quatro e 27 motoristas, respectivamente. O selo também é estendido às escolas que realizam ações educativas visando conscientizar os seus alunos sobre a importância do respeito às normas do trânsito. Na ocasião, duas escolas serão premiadas com o Selo de prata (Noel de Carvalho – Nova Liberdade e Surubi) e três receberão o Selo de bronze (Pré-Escolar Algodão Doce – Cidade Alegria, Sagrado Coração – Lavapés e Marieta Salles Cunha – Baixada da Olaria). Um outro projeto que vem sendo desenvolvido pela Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura é o Caminho Seguro, que tem como objetivo aumentar a segurança deste segmento no trânsito da cidade. Em um relatório elaborado pelo Departamento de Educação para o Trânsito, as escolas repassam ao setor os acidentes ocorridos com os estudantes nas vias públicas da cidade. O relatório serve de base para a definição de ações a serem implementadas no sentido de diminuir os riscos de acidentes. Convênio Internacional – Grande parte do conhecimento técnico que o Departamento de Educação para o Trânsito utiliza em suas ações é fruto de um convênio firmado com a ONG internacional GRSP - Global Road Safety Partnership (Parceria Global de Segurança no Trânsito). Os trabalhos realizados pela Prefeitura em parceria com esta ONG têm como objetivo realizar ações por um trânsito mais seguro para motoristas e pedestres. Além de Resende, no Brasil a ONG tem convênios com as prefeituras de Guaíba (RS), Jundiaí (SP), Macaé (RJ) e São José dos Campos (SP). O convênio em vigor com a Prefeitura de Resende foi assinado em março do ano passado (2009).
Palavras chaves: RECONHECIMENTO