24/11/2009

Trânsito: Rechuan aponta redução de retenções em pontes como um dos resultados positivos

Ciclistas ganham faixa própria em ponte sobre o Rio Paraíba do Sul

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Ao fazer na manhã desta terça-feira, dia 24, um balanço parcial das mudanças no trânsito de Resende, que foram implantadas a partir da zero hora de sexta-feira passada, 20, o prefeito José Rechuan (DEM) apontou como um dos resultados positivos a diminuição das retenções nas duas pontes de cimento sobre o Rio Paraíba do Sul, entre os bairros Campos Elíseos e Centro. O tráfego em cada uma destas duas travessias passou a ser feito em mão única. Na Ponte Miguel Couto, próximo ao Resende Shopping, a circulação de veículos agora só é permitida no sentido Campos Elíseos-Centro. Já na direção inversa os motoristas devem trafegar pela Ponte Tácito Viana Rodrigues, perto da Rodoviária Velha. Nesta ponte, foi implantada uma faixa destinada exclusivamente à circulação de ciclistas. Na foto, o secretário municipal de Planejamento, Tom Kneip (à esquerda) e o prefeito José Rechuan (à direita) andam de bicicleta pela nova pista. A exemplo do que vem fazendo desde a madrugada de sexta-feira, Rechuan voltou a percorrer hoje as ruas e avenidas nas quais as modificações foram implementadas. Ele disse que as mudanças feitas nas duas pontes possibilitaram uma maior fluidez no sistema viário da cidade, “principalmente nos horários de maior movimento”. Na sua avaliação, a abertura de um novo acesso à região central do Município pela Rua Gulhot Rodrigues no Bairro Comercial, também já pode ser considerada outro avanço importante no sentido de diminuir os engarrafamentos. O prefeito acredita ainda que a inversão da mão na Rua Coronel Braziel, onde se localiza a “Praça do Trenzinho”, possibilitará uma maior movimentação de veículos e pessoas nesta via do bairro Campos Elíseos, “podendo dessa maneira incrementar o movimento dos estabelecimentos comerciais deste logradouro”. Os veículos na Coronel Braziel agora trafegam em direção ao túnel da Academia Militar das Agulhas Negras. Segundo Rechuan, os ajustes no novo trânsito da cidade “estão sendo feitos quase que diariamente, através de um trabalho coordenado entre os secretários municipais Tom Kneipp (Planejamento e Gestão Estratégica) e Rubens Almada (Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança), além do diretor de Transporte e Mobilidade, Roque Cerqueira”. - A população de Resende e a Prefeitura vivem neste momento uma fase de adaptação às modificações no trânsito, que realmente precisavam ser feitas, pois há muitos não eram realizadas modificações no sistema viário da cidade, apesar do crescimento significativo do número de veículos. O número de veículos mais do que dobrou nos últimos anos. Toda mudança existe uma etapa de adaptação. O trânsito foi mudado há apenas cinco dias e estamos promovendo ajustes diários no sentido de corrigir eventuais falhas e melhorar as condições para o tráfego de veículos e a circulação de pedestres. Hoje, terça-feira, o trânsito está melhor do que ontem (segunda-feira). Amanhã (quarta-feira), certamente estará melhor do que hoje (terça-feira)– disse Rechuan. ESTACIONAMENTO – Ao passar pela Rua Gulhot Rodrigues – nova alternativa de chegada ao Centro para quem vem da Via Dutra ou da região do Paraíso – o prefeito fez um apelo aos motoristas que evitem estacionar nos trechos desta via nos quais a parada de veículos passou a ser proibida. Apesar de a Prefeitura ter demarcado uma grande extensão do logradouro com a pintura da faixa amarela, diversos automóveis se encontravam estacionados nos trechos sinalizados, na manhã desta terça-feira. - Esta atitude acaba prejudicando a fluidez do trânsito. Contamos com a conscientização dos motoristas no sentido de que colaborem para que o projeto dê certo, não estacionando em locais proibidos. É preciso destacar que as mudanças do trânsito não representam uma proposta em benefício da Prefeitura, mas, única e exclusivamente, a favor da população de Resende. Investir no trânsito também significa uma medida voltada à melhoria da qualidade de vida do cidadão – complementou o prefeito, ressaltando que o desrespeito às normas de trânsito será punido de acordo com a legislação vigente.
Palavras chaves: PRIMEIROS DIAS